EnduroGP, Josep Garcia, 2º.: O meu objetivo era lutar pela vitória à geral em cada dia”

By on 8 Maio, 2023
EnduroGP, Josep Garcia, 2º.: O meu objetivo era lutar pela vitória à geral em cada dia” thumbnail

Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, conquistou uma dupla vitória na classe Enduro1 no seu evento caseiro – o EnduroGP de Espanha. O piloto da KTM 250 EXC-F dominou a classe E1, liderando a classificação em ambos os dias por mais de dois minutos. Os resultados aumentam a vantagem de Garcia no topo da classificação da Enduro1 para 25 pontos.

Após as duas primeiras voltas, Garcia tinha uma pequena vantagem na classificação geral sobre Brad Freeman, que o perseguia. Mas três pequenas quedas foram suficientes para custar a Garcia a liderança e, em última análise, a vitória na classe EnduroGP. No entanto, o ritmo do espanhol era tal que venceu confortavelmente a classe Enduro1, sendo o mais rápido em todos os testes para terminar o dia com uma vantagem de quase três minutos.

O segundo dia em Lalin continuou muito semelhante ao primeiro, com a luta feroz entre Garcia e Freeman a prolongar-se até ao fim. Em mais de metade dos nove testes do dia, os dois líderes registaram tempos com menos de um segundo de diferença. Dando o seu melhor, Josep acabou por terminar o dia como segundo classificado na categoria EnduroGP e, mais uma vez, liderou a E1 por uma grande margem.

“O meu objectivo aqui em Espanha era lutar pela vitória à geral em cada dia – disse Josep Garcia. O Super Teste de sexta-feira correu muito bem. Senti mesmo o apoio do público da casa e consegui vencer.

O primeiro dia começou muito bem – estava a liderar a classificação do EnduroGP durante mais de metade do dia, mas à entrada para a última volta tive três pequenas quedas que me custaram tempo suficiente para cair para segundo. Mas foi bom voltar ao pódio e ganhar a E1.

No domingo, o objectivo era o mesmo, lutar pela vitória. O Brad (Freeman) e eu estivemos mesmo a pressionar-nos um ao outro durante todo o dia. Foi incrível, em muitos dos testes de enduro e cross ambos terminámos no mesmo segundo. Senti-me bem no teste extremo, mas ele conseguiu ficar à frente por alguns segundos. Não sei bem onde é que eu estava a perder, mas é algo que vamos analisar antes da próxima corrida. O campeonato é longo, por isso só preciso de me manter concentrado, ser mais consistente em cada ronda e continuar a lutar.”

Agora, Josep lidera a classificação Enduro1 e está em quarto lugar na EnduroGP. A próxima ronda da série terá lugar na Finlândia, de 26 a 28 de Maio.