Erzbergrodeo: Lettenbichler vence e é campeão mundial

By on 1 Junho, 2025
Erzbergrodeo: Lettenbichler vence e é campeão mundial thumbnail

O piloto de fábrica da KTM, Manuel Lettenbichler, venceu o 29º Erzbergrodeo e o título do Campeonato do Mundo de Extreme Enduro foi concedido lá. Billy Bolt e Teo Kabakchiev completam o pódio.

No início do 29º Red Bull Erzbergrodeo, que, assim como o Romaniacs, não faz parte do Campeonato do Mundo de Hard Enduro da FIM deste ano, Billy Bolt fez o holeshot com a sua Husqvarna. O búlgaro Teo Kabakchiev (Sherco) alinhou atrás do britânico na primeira subida, seguido por Manuel Lettenbichler, Jonny Walker (Triumph) e o jovem britânico Mitch Brightmore. No posto de controle 2, Bolt estava a liderar por 10 segundos sobre Kabakchiev e Lettenbichler. O bávaro ultrapassou Kabakchiev pouco antes do CP 9 e começou a perseguir o campeão mundial de SuperEnduro, Bolt.

Na seção Carl’s Dinner Light, Lettenbichler conseguiu ultrapassar Bolt com uma performance impecável e chegou ao ponto de controle 10 após pouco mais de 45 minutos. O bávaro então conseguiu subir até o CP 11, extremamente técnico, numa tentativa, enquanto Bolt precisou de cinco tentativas e ficou quase 3 minutos atrás de Lettenbichler. Enquanto isso, Trystan Hart subiu para o terceiro lugar. No 19º posto de controle, Lettenbichler ampliou a vantagem de Bolt para bons 5 minutos. Após o lendário Carl’s Dinner, Checkpoint 22, a liderança de Lettenbichler aumentou para bons oito minutos.

Isso foi seguido por várias novas seções que redefiniram os limites do que era possível pilotar, mesmo para a elite mundial. O posto de controle 24 recebeu um nome apropriado, “Salto Mortal”, porque os trechos não têm linhas pré-percorridas e são extenuantes tanto na subida quanto na descida.

Lettenbichler não deixou nada ao acaso nas seções finais, fez uma corrida impecável do início ao fim e viu a bandeira quadriculada preta e branca após 2 horas e 49 minutos. Assim, o excepcional piloto venceu a mais prestigiada corrida de um dia pela quarta vez consecutiva. Bolt precisou de quase 13 minutos a mais e garantiu o segundo lugar. Nos quilómetros finais, Kabakchiev travou uma emocionante batalha com o campeão mundial júnior Brightmore (GASGAS) pelo último lugar no pódio, conquistado pelo búlgaro com a sua Sherco.

No total, apenas 14 dos 500 pilotos inscritos chegaram à linha de chegada durante a corrida de quatro horas.

Manuel Lettenbichler (KTM): “Quando se chega a esta corrida como o atual campeão, claro que há pressão. Para vencer esta corrida, não se pode dar ao luxo de cometer erros graves. Eu consegui e é muito bom. No início da corrida, o ritmo estava extremamente alto e fiquei feliz por ter conseguido ultrapassar Teo rapidamente e perseguir Billy. Billy estava a sair-se bem nas pedras, mas consegui ultrapassá-lo ali e então assumir a liderança na floresta. Esta é agora a minha quarta vitória no Erzbergrodeo, e estou a mais uma de alcançar Taddy Blazusiak e Graham Jarvis.”

Billy Bolt (Husqvarna): “Tive uma boa largada e queria pressionar desde o começo porque Mani comete poucos erros. Fiquei um pouco cansado nas pedras, mas depois senti-me melhor. Mas a diferença para o Manuel era muito grande, e ele quase não comete erros. Então, tentar alcançá-lo não era realista e concentrei-me em garantir o segundo lugar. Não foi o resultado que eu esperava, mas dei o meu melhor, Manuel foi melhor e não estou realmente decepcionado.”

Teo Kabakchiev (Sherco): “Comecei bem a corrida e depois perdi um pouco porque estava muito cansado no final do ano passado e queria administrar melhor a minha energia desta vez. Tive algumas mudanças de posição com o Mitch no final, mas eu queria tanto o pódio que dei o meu melhor e, felizmente, consegui.”

Resultados do 29º Red Bull Erzbergrodeo:

1. Manuel Lettenbichler (D), KTM, 2h49m17

2. Billy Bolt (GB), Husqvarna, +12:40 min

3. Teo Kabakchiev (BG), Sherco, +24:27

4. Mitch Brightmore (GB), GASGAS, +24:29

5. Trystan Hart (CND), KTM, +29:15

6. Jonny Walker (GB), Triumph, +37:36

7. Mario Roman (E), Sherco, +40:00

8. Graham Jarvis (GB), KTM, +50:22

9. Will Riordan (AUS), Sherco, +52:46

10. Alfredo Gomez (E), Beta, +55:38