Faleceu Claudio Flenghi, o fundador da TM

By on 13 Julho, 2020

O co-fundador da TM Racing, Claudio Flenghi, faleceu ontem. Grande especialista em motores 2T, criou em 1976 a TM Racing em conjunto com Francesco Battistelli, seu amigo de infância.

Aos 12 anos de idade, Flenghi já trabalhava em oficinas de carros e motos, acumulando em poucos anos uma experiência assinalável e trabalhando no departamento de competição da Motobi e no centro de testes Benelli.

Flenghi e Battistelli eram apaixonados pelo mundo da competição, um pelos Karts e outro pelo Motocross. Desta forma surgiu a ideia de construir uma moto original com um motor também original.

Flenghi criou o motor, o qual foi colocado no chassis construído pelo seu sócio Battistelli, que também se dedicou a testar no terreno a moto. E assim nasceu em 1976, a primeira moto experimental construída pelos dois amigos e que foi confiada a dois jovens pilotos que imediatamente obtiveram resultados muito acima das expectativas.

Em 1977, Flenghi e Battistelli deixaram as suas profissões e fundaram a sua empresa de construção de motos que foi registada com o nome TM (das iniciais dos nomes dos filhos – Thomas e Mirko).

No salão de Milão em 1977, a TM obteve um sucesso inesperado, o que os levou a mudar de instalações da pequena oficina de Flenghi para uma nova e melhor equipada fábrica localizada na zona industrial de Pesaro.

Da produção de 200 motos de Motocross em 1978, a TM rapidamente expandiu a sua gama e em 1979 passaram a fabricar também as primeiras motos de Enduro.

A filosofia que sempre distinguiu a TM é a escolha de materiais da maior qualidade e a mão-de-obra. Durante muitos anos, as motos italianas eram 100% “artesanais”, ou seja, cada moto que saía da fábrica de Pesaro era um exemplar único.

Claudio Flenghi faleceu este domingo aos 79 anos de idade

(Foro: TM Racing)

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!