SuperEnduro, Grã-Bretanha: Billy Bolt 5X Campeão do Mundo

Na sexta ronda do Campeonato do Mundo de SuperEnduro da FIM de 2025 do passado fim de semana, em Newcastle, Grã-Bretanha, Billy Bolt conquistou o quinto título mundial consecutivo numa manga final espetacular, com quatro pilotos a contribuir para um grande show.
Billy Bolt sabia que, se jogasse bem as suas cartas, conquistaria o seu quinto campeonato mundial – o segundo consecutivo na sua cidade natal, Newcastle, em épocas consecutivas. Duas vitórias fiéis às duas primeiras corridas, juntamente com os três pontos para a Superpole, foram a vantagem que o colocaria matematicamente fora do alcance de Jonny Walker e dos irmãos Brightmore pelo título de 2025.
Fiel à sua rotina, Billy Bolt saiu do treino e cronometrou a qualificação confortavelmente mais rápido na Utilita Arena, nas margens do rio Tyne, na sua cidade natal, e parecia uma formalidade.
Ignorando uma excelente corrida final na noite em que Bolt, Walker e os desapaixonados Brightmores enfrentaram-se e a história da noite foi, naturalmente, o campeonato de Billy. Nunca houve dúvidas, e nunca foi uma formalidade, claro, por causa do esforço que este rapaz faz.
Jonny liderou a manga final, com Billy e os irmãos Brightmore (sem misericórdia um do outro!) todos a trocarem golpes, revezando-se para cometer erros, bloquear passes e parecerem esfarrapados nas rochas. Quando Walker retomou a liderança após um erro de Bolt, Ash Brightmore aproveitou a oportunidade para liderar uma corrida de prestígio.
Mas Billy reagrupou-se e foi com tudo em algumas voltas finais de cortar a respiração, que mais tarde descreveu como confusas. O resultado era inevitável para a maioria das pessoas que assistiam, mas os ciclistas disseram que não, pois todos deram tudo, especialmente Ash e Mitch.
No final, Billy venceu as três mangas, superando Walker e Mitch, que levou a melhor na classificação geral por desempate sobre o seu irmão, em virtude do terceiro lugar na Superpole.
A luta continua pelos lugares do pódio neste campeonato, e será decidida em Liévin, França, na próxima semana. Walker está bem com 266 pontos, Ash Brightmore com 239 em terceiro, Mitch em quarto com 227 e Eddie Karlsson em quinto com 190.
O português Diogo Vieira foi 9º classificado da classificação geral depois de conseguir resultados de 11º/8º/11º nas 3 finais do fim de semana.
0 comentários