AMA Supercross 450: Cooper Webb dominante em Indianápolis

By on 9 Março, 2025
AMA Supercross 450: Cooper Webb dominante em Indianápolis thumbnail

O líder do campeonato, Cooper Webb (Yamaha), venceu a 9ª ronda do Campeonato dos EUA de Supercross em Indianápolis, à frente de Justin Cooper e Chase Sexton (KTM). Ken Roczen (Suzuki) terminou a corrida apenas em 7º lugar após uma colisão.

No AMA Supercross, tudo acontece num dia. Treinos, qualificação, eliminatórias, possível LCQ até o tão aguardado evento principal. Cooper Webb deu tudo de si no sábado no Lucas Oil Stadium, em Indianápolis. Do risco de afundar no abismo, com uma queda forte nas eliminatórias e um erro subsequente na própria corrida, até menosprezar cada vez mais todos no campeonato. Com o seu terceiro sucesso em 2025, esboça uma primeira mini-fuga bem na metade da temporada, enquanto os seus rivais mais próximos, Chase Sexton e Ken Roczen, vivenciavam uma final atormentada.

Do inferno ao céu…

O sábado do campeão de 2019 e 2021 neste nono evento sazonal começou com uma queda desastrosa nos whoops (danificados) durante a qualificação. Um voo, pela sua dinâmica e tipicidade, que poderia ter tido consequências muito piores, mas que só abalou um pouco o piloto da Monster Energy Yamaha Star Racing, que posteriormente caiu enquanto liderava a sua manga, salvando o que poderia ser salvo com um quarto lugar final.

Porém, ao chegar ao evento principal, Cooper Webb reafirmou com factos por que razão é um dos pilotos mais tenazes, fisicamente e de caráter mais forte já visto na especialidade. Começando a toda velocidade, Weeb rapidamente se livrou de um recuperado Justin Barcia (autor do holeshot), assumindo uma liderança que não perdeu até a bandeira quadriculada.

Com uma vantagem de mais de 8 segundos, Webb conquistou a sua terceira vitória da temporada depois de Detroit e Arlington, continuando uma sequência assustadora de resultados positivos consecutivos. Em 6 das 9 etapas disputadas até agora, não foi pior do que o segundo lugar. Por último, mas não menos importante, preencheu uma lacuna na sua carreira: venceu em Indianápolis, um local onde nunca havia conseguido sequer assumir a liderança. Cooper Webb comemorou a 28ª vitória no AMA 450cc Supercross, o que o levou ao oitavo lugar no história do AMA Supercross, empatando o placar com uma lenda do calibre de Ricky Johnson.

Chase Sexton comete um erro de novo

Ao contrário de um Cooper Webb imbatível, vimos em Indianápolis um Chase Sexton (KTM) propenso a erros. Estrela da sua própria manga, na prova principal viu a diferença para o rival aumentar de 4″ para 8″, até um erro na parte arenosa a 4 minutos do fim que o fez cair da segunda para a terceira posição. Com o seu quarto (gravíssimo) erro consecutivo, o piloto da Red Bull KTM Factory Racing agora tem uma desvantagem de 15 pontos no campeonato, numa uma noite que pode representar a viragem da temporada.

O sonho adiado de Ken Roczen

Graças a este último erro do campeão de 2023, Justin Cooper terminou em segundo, comemorando o seu primeiro pódio na carreira na classe 450cc para completar a dobradinha da Star Racing Yamaha. Num palco onde já triunfou quatro vezes, não houve alegria para Ken Roczen (Progressive Insurance ECSTAR Suzuki). Piloto mais rápido na qualificação, na prova principal o alemão infelizmente foi penalizado pelo funil na primeira curva, entrando em contato com Jason Anderson (Monster Energy Kawasaki). Da décima quarta posição na volta de abertura, ele subiu para a sétima posição, agora 26 pontos atrás de Webb na classificação geral, anulando efetivamente os pontos que recuperou com a sua vitória em Daytona.

Com Roczen na retaguarda, Justin Barcia (Rockstar Energy GASGAS Factory Racing) recuperou para ficar com o holeshot e o quarto lugar da geral, à frente de Aaron Plessinger (Red Bull KTM Factory Racing). Após a sua segunda vitória consecutiva na manga depois de Daytona, Malcolm Stewart (Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing) também não conseguiu passar do sexto lugar, deixando o quarto lugar no campeonato para um sólido e consistente Justin Cooper.

Uma semana de folga para o AMA Supercross

Os protagonistas do AMA Supercross agora poderão (finalmente) recuperar o fôlego com a primeira semana de pausa programada para o calendário de 2025. A ação regressa no sábado, 22 de março, no Protective Stadium em Birmingham (Alabama).

Resultado SX450 Indianapolis:

1. Cooper Webb (EUA), Yamaha

2. Justin Cooper (EUA), Yamaha

3. Chase Sexton (EUA), KTM

4. Justin Barcia (EUA), GASGAS

5. Aaron Plessinger (EUA), KTM

6. Malcolm Stewart (EUA), Husqvarna

7. Ken Roczen (D), Suzuki

8. Dylan Ferrandis (F), Honda

9. Justin Hill (EUA), KTM

10. Shane McElrath (EUA), Honda

11. Jason Anderson (EUA), Kawasaki

Campeonato SX450 (após 8 de 17 eventos)

: 1. Cooper Webb (EUA), Yamaha , 193 pontos

2. Chase Sexton (EUA), KTM , 178, ( -15 )

3. Ken Roczen (D), Suzuki , 167, ( -26 )

4. Justin Cooper (EUA), Yamaha , 144, ( -49 )

5. Malcolm Stewart (EUA), Husqvarna , 140, ( -53 )

6. Jason Anderson (EUA), Kawasaki, 136, ( -57 )

7. Justin Barcia (EUA), GASGAS, 129, ( -64 )

8. Justin Hill (EUA), KTM , 114, ( -79 )

9. Aaron Plessinger (EUA), KTM , 105, ( -88 )

10. Dylan Ferrandis (F), Honda, 82, ( -111 )