MXGP, França: Primeiro triunfo de Seewer, azar para Herlings

By on 21 Maio, 2023
MXGP, França: Primeiro triunfo de Seewer, azar para Herlings thumbnail

A sétima ronda do campeonato do mundo de Motocross teve lugar no clássico circuito de Villars sous Écot e foi a oportunidade para ver o quinto vencedor diferente este ano em MXGP.

Primeira manga

O “holeshot” foi de Jeremy Seewer mas não demorou a que Jorge Prado assumisse a liderança. O comandante do campeonato parecia que se ia isolar na 1.ª posição mas, à quinta volta, o suíço desferiu o seu ataque ao espanhol.

O piloto do GasGas ficou então a lidar com a pressão de Romain Febvre, regressado depois de uma violenta queda na prova anterior, em Espanha. O piloto da Kawasaki ameaçou por várias vezes o n.º 61 mas não conseguiu ultrapassar o galego “em tempo útil” e quem aproveitou foi Jeffrey Herlings.

Tal como é sua “imagem de marca”, o neerlandês “ligou o turbo” nos últimos minutos e em apenas três voltas superou Febvre e Prado. Apesar disso, o “Bullet” não conseguiu alcançar Seewer e teve de se contentar com a 2.ª posição. Prado foi 3.º, Febvre o 4.º e Rubén Fernández fechou o Top 5.

1. Jeremy Seewer (SUI, Yamaha), 34:42.224; 2. Jeffrey Herlings (NED, KTM), +0:11.698; 3. Romain Febvre (FRA, Kawasaki), +0:16.251; 4. Jorge Prado (ESP, GASGAS), +0:17.890; 5. Ruben Fernandez (ESP, Honda), +0:38.763; 6. Mattia Guadagnini (ITA, GASGAS), +0:43.210; 7. Valentin Guillod (SUI, Honda), +0:44.762; 8. Calvin Vlaanderen (NED, Yamaha), +0:47.466; 9. Glenn Coldenhoff (NED, Yamaha), +0:51.200; 10. Brent Van doninck (BEL, Honda), +0:54.588

Segunda manga

Jeremy Seewer voltou a sair na frente do pelotão no arranque logo seguido por Romain Febvre, Jorge Prado, Rubén Fernández e Calvin Vlaanderen.

Jeffrey Herlings saiu da grelha em 10.º mas rapidamente chegou à 6.ª posição e colou-se ao grupo da frente. No entanto, um problema nos seus óculos obrigou-o a parar na “google lane” junto à zona de assistência para substitui-los – algo que o relegou para 20.º.

O azar do neerlandês não ficou por aqui. à quinta volta, o piloto da KTM “dobrou” o pousa-pés direito da sua moto e foi forçado a abandonar.

Febvre pressionou Seewer durante 25 minutos até que o piloto da Kawasaki conseguiu finalmente aproveitar um erro do piloto da Yamaha que lhe permitiu subir à liderança.

Depois de um traumatismo craniano o ter afastado da ronda espanhola, o francês conquistou a sua primeira vitória do ano em mangas de MXGP mas não conseguiu “roubar” a vitória na classificação geral ao suíço. Jorge Prado rodou tranquilamente na 3.ª posição na frente do regular Rubén Fernández e de Calvin Claanderen.