MXGP, Letónia: Coldenhoff dá a primeira vitória de sempre à Gas Gas

By on 9 Agosto, 2020

Após 5 meses de paragem, a caravana do MXGP “assentou arraiais” na Letónia para três Grandes Prémios no espaço de uma semana, o primeiro dos quais disputado este domingo.

Kegums acabou por ser um palco de um acontecimento histórico: pela primeira vez na história do campeonato do mundo de Motocross, a Gas Gas venceu um Grande Prémio!

Glenn Coldenhoff deixa assim o seu nome gravado na história da marca austríaca de origem espanhola. O holandês até começou mal o dia ao ser apenas 16.º nos treinos cronometrados mas, logo na primeira manga, mostrou “ao que vinha” liderando durante cinco voltas antes de cometer um erro que, por pouco, não o fez cair.

Na segunda manga, “The Hoff” dominou de início ao fim e nem a pressão de Tim Gajser no início, e de Jeremy Seewer no fim, fizeram “tremer” o n.º 259.

Com este triunfo, Coldenhoff ascendeu ao 3.º lugar no campeonato por troca com um Antonio Cairoli (7.º/17.º) que se viu envolvido numa queda conjunta com Jeffrey Herlings, Arnaud Tonus e Gautier Paulin.

Na classificação geral do GP da Letónia, Tim Gajser (1.º/5.º) subiu ao degrau intermédio do pódio e, não fosse uma queda na última corrida da tarde – quando ocupava o 2.º posto – podia ter saído desta ronda com a placa vermelha de líder do campeonato.

No seu regresso à competição, Romain Febvre (3.º/3.º) estreou-se com a Kawasaki com um excelente pódio que deixa antever que o francês pode muito bem vir a animar a luta pela vitória nas próximas provas.

Jeremy Seewer (5.º/2.º) esteve no combate pelo triunfo na segunda manga até à última volta. O suíço falhou o pódio por apenas 2 pontos mas bateu o líder da classificação provisória, Jeffrey Herlings (4.º/4.º).

O “Bullet” demorou muito tempo a entrar no ritmo na primeira manga e quando “acordou” já era tarde para fazer melhor que 4.º. Na segunda corrida, a queda conjunta com Cairoli, Paulin e Tonus obrigou-o a nova corrida “de trás para a frente” mas o holandês teve que contar com a “ajuda” da queda de Tim Gajser para não perder o comando do campeonato.

Arminas Jasikonis (6.º/6.º) apostou na regularidade neste recomeço da temporada e mostrou andamento para lutar por lugares do pódio nas próximas rondas. O lituano está agora a somente 3 pontos de roubar o 4.º posto na classificação provisória a Antonio Cairoli.

Jorge Prado (8.º/7.º) andou entre os da frente no início de cada uma das mangas mas claramente que lhe falta tempo de treino de moto. Não nos podemos esquecer que o prodígio espanhol esteve todo o mês de Junho parado devido à fractura de uma clavícula.

Gautier Paulin (9.º/11.º), Benoit Paturel (14.º/8.º) e Clement Desalle (12.º/10.º) fecharam o lote dos dez primeiros no GP da Letónia.

O campeonato regressa já está quarta-feira, na mesma em Kegums, para o Grande Prémio de Riga.

Classificação geral do campeonato mundial de MXGP após o Grande Prémio da Letónia
Classificação atual do campeonato mundial de MXGP após o Grande Prémio da Letónia
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments