Dakar: 7 lusos à partida, 7 lusos à chegada!

By on 14 Janeiro, 2022
Dakar: 7 lusos à partida, 7 lusos à chegada! thumbnail
Foi com sucesso que terminou a participação lusa nas motos no Dakar 2022! De facto, os 7 pilotos portugueses que alinharam à partida para a 44.ª edição da mítica prova saudita conseguiram TODOS o objetivo de chegar ao fim da corrida em Jeddah. Mas não foi “só” o facto de terem atingido a meta da mais dura prova de todo-o-terreno em todo o mundo… senão vejamos:
  • Joaquim Rodrigues venceu a etapa 2! Foi a primeira vitória da sua carreira no Dakar, a primeira da Hero e a primeira de um português
  • Rui Gonçalves fez um pódio na etapa 3! Foi o primeiro p´ódio de sempre da ainda curta carreira nos Rally Raids do piloto da Sherco
  • Joaquim Rodrigues fez um pódio na etapa 11! O piloto de Barcelos conseguiu assim um total de dois pódios
  • Joaquim Rodrigues, António Maio e Rui Gonçalves terminaram no Top 20 da classe mais importante, a RallyGP
  • Mário Patrão venceu a classificação geral da classe Veteranos e terminou três etapas no pódio da classe “Original by Motul”
  • Alexandre Azinhais e Arcélio Couto terminaram pela primeira vez o Dakar, sendo que Couto o conseguiu na sua estreia
  • Pedro Bianchi Prata chegou à meta do Dakar pela 10.ª vez da sua carreira em motos… em 10 tentativas!
Obviamente que estes resultados não se comparam com os anos de ouro entre 2006 e 2017 em que Portugal venceu várias etapas pelas mãos de Hélder Rodrigues, Rúben Faria e Paulo Gonçalves, o trio que chegou a terminar no Top 10 em 2013! No entanto, há que reconhecer que os lusos voltaram a estar em força no Dakar, não só pelo número de presenças como também pelos resultados acima indicados.

Parabéns Joaquim Rodrigues, António Maio, Rui Gonçalves, Mário Patrão, Alexandre Azinhais, Arcélio Couto e Pedro Bianchi Prata!