Dakar, Etapa 3, Lusos: Rodrigues 9.º, Gonçalves e Maio no Top 20

By on 3 Janeiro, 2023
Dakar, Etapa 3, Lusos: Rodrigues 9.º, Gonçalves e Maio no Top 20 thumbnail

A terceira etapa do Dakar ligou Al-Ula a Ha-il numa extensão total de 669 km dos quais 447 foram disputados ao cronómetro. A oportunidade foi aproveitada pela comitiva lusa para voltar a colocar três portugueses no Top 20.

Depois de um dia menos positivo na etapa 2, Joaquim Rodrigues voltou ao seu ritmo habitual. Aproveitando o facto de sair da 23.ª posição, o piloto da Hero rapidamente chegou ao grupo dos dez primeiros, chegando mesmo a ocupar o 6.º lugar a certa altura. No final, “J-Rod” seria recompensado com o 10.º posto. Na geral, o minhoto subiu para 16.º.

2.º na etapa de segunda-feira, Sebastian Buhler sabia que dificilmente conseguiria não perder tempo para os seus perseguidores. O luso-alemão foi um dos que beneficiou de 2m33s dos novos bónus que este ano “premeiam” os pilotos que abrem a pista mas uma penalização de 4 minutos relegou-o para o 23.º lugar. O piloto da Hero é agora o 15.º na classificação geral.

Rui Gonçalves tem tido algum azar mas hoje conseguiu mostrar o seu potencial ao rolar perto do Top 10 numa tentativa de recuperar tempo face aos dias anteriores e que resultou num, 13.º posto. Com este esforço, o piloto da Sherco ascendeu à 23.ª posição na tabela provisória.

António Maio chegou a rolar na 14ª posição e apostou de novo na consistência para alcançar o 19.º lugar, o que permitiu ao piloto da Yamaha subir à mesma posição da classificação geral.

Mário Patrão conquistou hoje o 2.º posto da exigente classe “Original by Motul”, ascendendo ainda à 3.ª posição da classificação geral da respetiva categoria e ao 47.º lugar em termos absolutos. Recordamos que o piloto de Seia compete sem qualquer assistência.

A quarta etapa do Dakar 2023 realiza-se em trono de Ha-Il e será composta por um setor seletivo com 425km. Os primeiros 100Km de dunas serão bastante exigentes. Ultrapassada essa fase, as pistas arenosas que conduzem a comitiva de regresso a Ha-il anteveem uma navegação difícil. É preciso muita concentração para interpretar e seguir as instruções do Roadbook.

:.

(Foto: Hero Motosports)