Rally Cazaquistão: Branch vence, Rodrigues triunfa no final

By on 13 Junho, 2021

O ‘Kalahari Ferrari’ começou e terminou o rali do Cazaquistão no primeiro lugar. Apesar de alguns erros de navegação, Ross Branch não perdeu muito tempo em cada etapa, e o prémio para a consistência demonstrada foi a subida com a sua Yamaha 450 ao lugar mais alto do pódio. Joaquim Rodrigues venceu a última etapa terminando na oitava posição o rali, isto enquanto o luso-alemão Buhler conclui a prova no décimo lugar. 

Esta primeira edição do Rally Cazaquistão correu em cinco etapas em looping nos arredores de Aktau, na margem do Cáspio. Em pistas sempre muitos rápida e com alguns ergs, o Rally do Cazaquistão foi uma boa oportunidade para muitos pilotos colocatem as máquinas a rolar o físico à prova, depois de meses de pouca actividade desde o último esde Dakar.

A navegação não foi das mais simples, a etapa maratona pôs à prova os pneus e a chuva do quarto dia tornaram o terreno muito escorregadio. Mas apesar dessas dificuldades, o simpático botsuanês, Ross Branch conseguiu vencer o rali com brio. No final da segunda parte da maratona, o piloto da Yamaha 450 chegou mesmo ao bivouac em cima do aro da roda traseira, isto depois do pneu ficar completamente destruído a 50 km do final da especial cronometrada!

TRIUNFO DE JOAQUIM RODRIGUES

Hoje, a última especial SS5 foi encurtada no km 158 porque o camião com a gasolina para as motos não chegou a tempo ao ponto de reabastecimento. Este atraso impediu o recomeço da prova, uma vez que tudo se gere automaticamente com o GPS. 

Joaquim Rodrigues (Hero) venceu a curta etapa de hoje com uma ligeira vantagem sobre Ross Branch, uma vez que chegou bastante mais cedo do que o esperado ao Bivouac de Aktau. O piloto luso chegou visivelmente  emocionado com a sua vitória, mas ao mesmo tempo preocupado com o estado de saúde de Sam Sunderland que caiu aparatosamente ao km18 da especial. O britânico pareceu ter fracturado algumas costelas e ficou com uma mão em muito mau estado, mas felizmente conseguiu sair do hospital após sem que nada de muito grave fosse detectado. 

′′Estou super feliz com esta vitória”, disse Ross Branch. “É um triunfo muito especial para a nossa equipa, sobretudo depois do que nos aconteceu no último Dakar. Foi uma ótima sensação voltar à competição. A semana não foi simples, mas a recompensa valeu o esforço”, completou o piloto que é conhecido no Botswana como o ‘Kalahari Ferrari’

Matthias Walkner estava na luta pela liderança, mas no terceiro dia o piloto austríaco da KTM cometeu um erro de navegação na etapa maratona que o relegou para o segundo lugar. ′′Este foi um ótimo rali para mim apesar dos problemas de pneus e dos meus erros de navegação na segunda parte da etapa maratona. Estou realmente muito feliz por subir ao segundo degrau do pódio e hoje, como eu estava a mais de 4 minutos do Ross (Branch), não quis arriscar. ′′

O terceiro lugar no Rally do Cazaquistão foi para o holandês Adrien Van Beveren, a segunda Yamaha no pódio. ′′Sabia hoje que tinha que andar rápido porque o Sam (Sunderland) estava muito rápido e tinha a possibilidade de chegar ao 3º lugar. Não sabia que ele tinha caído, nós entre os pilotos somos como uma família e nunca é bom quando isso acontece. Agora temos duas Yamaha no pódio, e espero que na próxima vez possa ser eu a estar no lugar do Ross! ′′

Uma última palavra para a prova dos quads. Depois de uma semana que começou mal para o guatemalteco Rodolfo Guillioli – que fraturou a clavícula em vários pontos e teve que ser operado – os três quads em prova rolaram sem dificuldades, exceto Maksimov, que apanhou  um rolo de arame nas rodas e perdeu muito tempo. Manuel Andujar, vencedor do Dakar, conclui mais uma vez na posição mais alta: ′′Estou muito feliz por ter vencido! Nós viemos de longe, Argentina, para esta vitória. Foi uma corrida muito difícil, mas consegui divertir-me! ′′

A próxima ronda do Campeonato do Mundo FIM de Ralis Todo Terreno será realizada na Rússia e Mongólia: o SilkWay Rally, de 1 a 11 de julho.

Classificação da Etapa 5

1. Joaquim Rodrigues (POR), Hero, 1:19:51

2. Ross Branch (BWA), Yamaha, 1:20:58 +1:07

3. Daniel Sanders (AUS), GASGAS, 1:21:22 +1:31

4. Skyler Howes (USA), Husqvarna, 1:21:28 +1:37

5. Adrien Van Beveren (FRA), Yamaha, 1:21:50 +1:59

Classificação final

Motos

1. Ross Branch (BWA) Yamaha WRF 450 14 h e 39 min e 02 segundos

2. Matthias Walkner (AUT) KTM 450 Rally 14 min 44 sec

3. Adrien van Beveren (FRA) Yamaha WRF 14 450 h 49 min 18 segundos

4. Daniel Sanders (AUS) KTM 450 Rali 15 h 10 min 36 sec

5. Andrew Short (EUA) Yamaha WRF 450 15 h e 11 min e 23 segundos

6. Luciano Benavides (ARG) Husqvarna HQV 450 Rali Réplica 15 h 21 min 30 seg

7. Augusto Cabini (ITA) Honda CRF 450 RS                                     20hr 56min 01sec

8. Joaquim Rodrigues (POR) Hero 450 Rally                                      23hr 25min 10sec

9. Franco Caimi (ARG) Hero 450 Rally 23 hr 26 min 03 seg

10. Sebastien Bühler (ALE) Hero 450 Rali 23 h 27 min 16 segundos

11. Skyler Howes (EUA) Husqvarna HQV 450 Rali Réplica 25 h 51 min e 37 segundos

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments