TT: Ross Branch vence etapa de abertura do Safari Rally

Ross Branch (Hero) foi o vencedor da primeira etapa do South African Safari Rally de 2025, terceira ronda do Campeonato Mundial de Rali-Raid da FIM, à frente dos pilotos da Honda HRC, Adrien Van Beveren e Ricky Brabec. Daniel Sanders (KTM) viu a vitória da etapa negada depois de ter falhado um waypoint.
A ordem de chegada do prólogo de ontem viu o vencedor, Daniel Sanders, escolher partir do 4º lugar, atrás do seu jovem companheiro de equipa Edgar Canet, Ross Branch, da Hero MotoSports, em segundo, e Luciano Benavides, da KTM, em primeiro. Atrás deles estavam os pilotos da Honda: Tosha Schareina, Adrien Van Beveren e Ricky Brabec, todos a avançar no topo da tabela classificativa.
A meio da etapa, Ross Branch mantinha a liderança, com Schareina e Van Beveren no encalce. À medida que se aproximavam da chegada (260 km no total), Ricky Brabec juntou-se à festa e aproximou-se com um ritmo implacável para reduzir a vantagem de Branch. Sanders também estava a compensar o arranque lento, diminuindo gradualmente o tempo do líder para, eventualmente, provisoriamente, chegar à etapa cinco segundos à frente de Brabec e Branch, que terminaram com tempos idênticos.
No entanto, a reviravolta na história aconteceu quando Sanders foi rapidamente descoberto por ter falhado um waypoint no início da etapa, perdendo dois minutos como consequência. Assim, Ross Branch arrecadou a vitória do dia. Largando no 12º lugar e apesar de alguns problemas no roadbook, Adrien Van Beveren colocou em prática as suas capacidades de enduro para conquistar um resultado sólido a pouco menos de um minuto do líder, seguido pelo seu companheiro de equipa Ricky Brabec 14s mais atrás.
O colega de equipa Tosha Schareina começou o dia em oitavo lugar, determinado a manter-se entre os líderes. A dada altura, conseguiu reduzir a diferença para apenas 17 segundos atrás do líder da corrida, no entanto, uma queda pouco antes da zona de reabastecimento custou-lhe mais de três minutos e meio. Apesar de se ter magoado na mão e sofrido danos na moto, lutou bravamente para terminar em sétimo, a 7’51” do ritmo.
A segunda etapa de amanhã conta com uma longa especial cronometrada de 357 km, a oeste, através das planícies de savana em direção ao acampamento da maratona durante a noite (o que significa que não haverá assistência externa).
Resultado da etapa 1
1 EVAN BRANCH Ross 16 BWA Hero Team Rally Hero 02:44:04
2 VAN BEVEREN Adrien 42 FRA Monster Energy Honda HRC Honda + 00.55
3 BRABEC Ricky 9 USA Monster Energy Honda HRC Honda + 01:09
4 SANDERS Daniel AUS KTM Factory Racing Team KTM + 03:04
5 BENAVIDES Luciano 1 ARG KTM Factory Racing Team KTM + 03:25
Classificação geral
1 EVAN BRANCH Ross 16 BWA Hero Team Rally Hero 02:51:32
2 VAN BEVEREN Adrien 42 FRA Monster Energy Honda HRC Honda + 00:50
3 BRABEC Ricky 9 USA Monster Energy Honda HRC Honda + 01:03
4 SANDERS Daniel AUS KTM Factory Racing Team KTM + 02:44
5 BENAVIDES Luciano 1 ARG KTM Factory Racing Team KTM + 03:23
0 comentários