TT: Sanders bisa vitória na terceira etapa do Rally Safari

By on 23 Maio, 2025
TT: Sanders bisa vitória na terceira etapa do Rally Safari thumbnail

A terceira etapa do Rally Safari da África do Sul de 2025 viu Daniel Sanders (KTM) voltar a dominar as pistas de mato como se fossem o seu próprio território, conquistando a vitória à frente do seu companheiro de equipa Luciano Benavides, com Ross Branch, da Hero MotoSports, a completar o pódio em terceiro.

A terceira etapa levou os concorrentes numa jornada de 518 km (incluindo 246 km ao cronómetro) de volta a Sun City, a sede da prova, de onde partiram ontem de manhã para duas longas etapas sob as regras da maratona.

Os pilotos que conseguem vencer uma etapa a partir da frente são raros, mas acreditamos que isso se deve em parte à sua herança no enduro e em parte à sua experiência no Outback com uma moto de motocross que Daniel Sanders está a liderar esta semana na África do Sul.

As condições são muito diferentes das dunas e desertos da Arábia Saudita, onde o piloto da Red Bull KTM conquistou a sua primeira vitória no Dakar no início deste ano. Os trilhos de quinta, os sulcos, os matagais e as planícies de savana devem parecer muito familiares aos olhos australianos por detrás dos googles da FOX.

Sanders conquistou uma vitória decisiva na terceira etapa, a segunda metade da etapa maratona. Apesar de ter largado primeiro e aberto caminho (uma tarefa com a qual outros pilotos têm lutado até agora esta semana), Chucky superou o seu companheiro de equipa Luciano Benavides por 1′37″ e o ressurgente Ross Branch (Hero MotoSports) por 2′39″ por 2′39″.

Após os problemas com a ave e o radiador de óleo ontem (Ross Branch teve que reparar o radiador de óleo avariado no seu motor, o que demorou 1h30, mas foi bom o suficiente para o botsuano fazer mais de 600 km), a equipa Hero irá trocar o motor, incorrendo numa penalização adicional de 15 minutos.

O chefe de fila da KTM, Sanders, detém agora uma margem de 2m48s sobre Benavides na classificação geral, com Ricky Brabec e Adrien Van Beveren, da Honda, a travarem uma luta pelo pódio a 8′19″ e 9′24″ atrás, enquanto a dupla da HRC troca hoje de posições. Skyler Howes completa o top 5 da geral, mas está quase meia hora atrás dos líderes.

ETAPA 3

1º Daniel Sanders (KTM) 3h06m46

2º Luciano Benavides (KTM) + 1:37

3º Ross Branch (Hero) + 2:39

4º Ricky Brabec (Honda) + 5:14

5º Adrien Van Beveren (Honda) + 6:26

GERAL (APÓS 3 ETAPAS)

1º Daniel Sanders (KTM Factory Racing)  9h41m32

2º Luciano Benavides (KTM Factory Racing Team) + 2:48

3º Ricky Brabec (Honda HRC) + 8:19

4º Adrien Van Beveren (Honda HRC) + 9:24

5º Skyler Howes (Honda HRC) + 29:32