UTV/Buggy prometem campeonato animado

By on 7 Abril, 2016

O Campeonato Nacional de TT arranca no fim de semana em Góis com a realização da a 23º edição do Raid Paraíso do Todo-o-Terreno. Uma prova que promete grande animação entre os participantes da categoria  UTV & Buggy, a mais jovem disciplina da modalidade, esta será a sua sétima temporada e o crescimento contínua de “vento em popa”.

O grande destaque vai para o regresso dos Troféus ao CNTT e logo três de uma assentada. Se o dos pequenos Polaris Ace apenas se inicia em Reguengos, já o Troféu Polaris RZR e o Troféu CanAm asseguram mais de dezena e meia de máquinas novas em Góis, algumas estreias e muitos regressos ao nível de pilotos. Mas não ficam por aqui as novidades já que, a este campeonato, chega agora um novo e importante “player” chamado Yamaha. De registar todavia uma importante baixa, já que o campeão João Lopes mudou este ano de disciplina passando a competir no Trial 4×4.

Vamos então para a difícil tarefa de referenciar nomes que prometem ser os mais fortes em 2016:

Na Polaris que, depois da estreia do Turbo na Baja de Portalegre, conta já com 13 unidades deste modelo para 2016, são de destacar os nomes de Rui Serpa e Nuno Tavares, campeões respetivamente em 2011 e 2013, o dos espanhóis Teo e Roberto Viñaras, de Miguel Jordão, Pedro Santinho Mendes, João Dias, Mário Ferreira e Carlos Miranda. Na CanAm que, ao que tudo indica, irá já apresentar oito Maverick Turbo na primeira prova, o piloto de ponta será seguramente Vítor Santos, mas tanto Avelino Luís, como Jorge Esperto prometem também lutar pelas primeiras posições. Na estreia do UTV da Yamaha o piloto de referência será o consagrado Ricardo Carvalho, campeão Quad em 2014. José Cerqueira e Nuno Ferreira são outros dois pilotos que optaram por esta nova máquina.

Na competição destinada aos Buggy perfilam-se o campeão Bruno Martins e António Ferreira, ambos em Rage, Jorge Branco que estreou com bastante sucesso o bonito Smart Hayabusa em Fronteira e António Estevão com um Proto Bombardier a estrear em Arganil. 

Também no feminino o duelo promete colocar de novo frente a frente a francesa Dorothee Ferreira e Rita Oliveira. A primeira, campeã em 2015 onde foi ainda 6ª absoluta, passa a dispor de um Polaris Turbo, podendo ainda optar por um Yamaha que tem também ao seu dispor. Já Rita Oliveira, que em 2016 será assistida pela JL Racing, equipa campeã em 2015, preferiu manter-se fiel ao Polaris 1000.

Com a manutenção da classe Hobby, que tanto sucesso tem tido no Enduro, o objetivo continua a ser o de criar condições para ter mais pilotos a correr e de forma mais económica. Para uma participação pontual os pilotos não necessitam tirar a licença desportiva e o valor da inscrição é mais reduzido.

Novidade para este ano e para além dos Troféus Polaris e CanAm é ainda o Campeonato de Nacional de Navegadores, destinado obviamente à competição UTV/Buggy.

 

Subscribe
Notify of
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
2 Rodas
2 Rodas
8 anos atrás

4 rodas. WTF…