Dakar 2018 – Kevin Benavides: “Não é possível que os melhores pilotos tenham estado perdidos”
A jogar em casa o dia de ontem poderia ter sido de sonho para Kevin Benavides, que liderou grande parte da etapa e estava a caminho do primeiro lugar da classificação geral. No entanto um erro de navegação antes do sétimo e último waypoint do dia deitou tudo a perder para o argentino e grande parte dos favoritos à vitória neste Dakar, que chegaram a estar afastados 10 quilómetros da pista certa.
Desalentado com os muitos minutos perdidos no final do dia, 47m35s para o vencedor, Benavides não poupou nas criticas à entidade organizadora do Dakar, a Amaury Sport Organisation. “O roadbook estava errado, pois tive de fazer mais 40 quilómetros. Não é possível que os 10 melhores pilotos do mundo tenham estado perdidos”, referiu o piloto da Honda.
Um momento muito quente neste Dakar e que segundo a publicação espanhola ‘Marca’ poderá levar a Honda e a própria KTM, que saiu vencedora com Matthias Walkner, a apresentar um protesto em relação ao sucedido. Depois da atual polémica vivida nos autos, com o episódio Carlos Sainz/Kees Koolen, quem sabe se não estaremos a assistir ao nascer de mais uma ‘novela’ nesta 40ª edição do Dakar.
Possível é (provavel é que não), tanto que aconteceu aos dez melhores, e curiosamente parece que não aconteceu aos piores. Por isto, e pelas declarações do Meo, o que me parece é que um enganou-se, e os outros limitaram-se a seguir-lhe as marcas e a poeira sem se preocuparem a confirmar a navegação. Isto já aconteceu muitas vezes no passado, na maior parte das vezes quando ainda não havia GPS… Aliás, pelo que se tem visto este ano, os melhores do mundo são de facto muito rápidos, mas quanto a navegação e evitar armadilhas deixam muito a desejar. Quem se… Ler mais »