TT, Opinião: O Paulo Gonçalves de uma vida
Nos últimos dias muito tem se falado de Paulo Gonçalves, o antigo assessor jurídico da SAD do Benfica, mas existe na competição das duas rodas um homónimo, que curiosamente é patrocinado pelo clube da águia, que tem, no último mês, mostrado toda a sua valentia no outro ‘lado da banheira’.
Em plena estrada para o Dakar, o piloto da Honda parece estar melhor do que nunca aos comandos de uma moto. Os recentes triunfos no Desafío Ruta 40 e Desafío Inca fazem crescer a água na boca dos portugueses. Será em 2019 que teremos finalmente ‘A Portuguesa’ a ser entoada no lugar mais alto do pódio da maior corrida de todo-o-terreno do mundo?
Enquanto não chega o Dakar, que irá marcar a agenda mediática do início do novo ano, fiquemos pelos recentes triunfos do piloto de Esposende. Vitórias essas que para além de ‘meterem medo’ nos rivais, mostraram o Paulo Gonçalves de toda uma vida e que representa na perfeição os valores lusitanos. Foram dois triunfos muito trabalhados e baseados no rigor, crença, garra, vontade e disciplina. Parâmetros que têm sempre, nas mais diversas especialidades, norteado a carreira do luso. Figura que obedece à normativa ‘antes quebrar do que torcer’.
Ideia que ganha mais força se tivermos em conta que Paulo Gonçalves já tem 39 anos e falhou o último Dakar por lesão, naquela que certamente terá sido uma das maiores desilusões da sua carreira. Porém a sua resiliência não permitiu baixar os braços e aí esta o luso renovado e pronto a partir em busca de um inédito triunfo no Dakar – o sonho de uma vida – e quem sabe, já no próximo mês de outubro, um novo título mundial.
Paulo Gonçalves, um piloto que é feito da massa dos grandes campeões e para quem o estilo é inegociável, pois no desporto, seja qual for a disciplina, o modo de ganhar tem de ser sempre igual ao de perder.
0 comentários