Yamaha PW50: 40 anos a escrever a história do motocross
Hoje falamos de uma moto mítica, a moto das crianças por excelência e que é uma parte importante da história do motocross. A Yamaha PW50, que este ano celebra o seu 40º aniversário.
A Yamaha PW50 é a moto que criou a maior escola de motocross da história. Nascida em 1980 e posta à venda em 1981, foi concebida para introduzir os mais novos no mundo das motos. Nesses anos, a Yamaha dominava os campeonatos americanos de motocross com as suas revolucionárias motos mono choque, arrefecidas a líquido e controlava o mercado. Mas os utilizadores dessas motos estavam a envelhecer, e as novas gerações não demonstravam muito interesse pelas motos.
Assim, a Yamaha decidiu criar um produto que trouxesse os pilotos mais jovens ao mundo do motocross e o tornasse num desporto que poderiam praticar até se tornarem adultos. Assim nasceu a primeira geração do PW50, que foi um sucesso total de vendas nos EUA, e forjou uma das melhores gerações de pilotos de sempre.
O nascimento desta moto deu origem ao início das competições infantis, transformando um desporto centrado nos adultos, num desporto familiar. Agora todos podiam ir para o campo durante o fim-de-semana e todos os membros da família tinham uma moto para desfrutar. Este facto, coincidiu com o grande boom do motocross nos EUA, que fez com que um desporto que estava em minoria, se tornasse um verdadeiro fenómeno de massas.
O CONCEITO QUE MUDOU A FACE DO MOTOCROSS
A PW é uma moto que desde a sua concepção teve êxito. O seu conceito não poderia ser mais simples, no entanto, encarna a essência do motociclismo na sua forma mais pura, e é totalmente ajustado para promover a iniciação ao motociclismo.
A altura baixa do assento, o acelerador regulável, a transmissão por cardan e a potência suave e doseável do motor, são características únicas que a tornaram num ícone do motocross. Nos seus 40 anos de história quase nada mudou, apenas recebendo retoques estéticos e corporais que a moldaram ao estilo de cada década, tornando-a semelhante aos grandes modelos em termos de cores.
A posição de condução é uma das chaves do sucesso. O assento é baixo, largo e confortável, e todas as crianças acabam por se sentir confortáveis sobre ele. Alcançar o terreno não é problema a partir dos 3 anos ou mais, e esta é a chave para os mais pequenotes a adorarem. Além disso, as manetes e o guiador têm uma secção muito fina e são pequenos, para que possam agarrar e controlar facilmente a moto.
A PW tem um motor de 50cc arrefecido a ar com transmissão automática. Oferece uma resposta muito suave mas cheia de binário que podemos modular à medida que as crianças aprendem. O quadro é de aço, a suspensão hidráulica com duplo amortecedor no eixo traseiro e os travões são de tambor. A transmissão final é por cardan, o que também proporciona uma segurança extra, pois as crianças nunca poderão colocar os dedos na corrente, seja por queda ou por simples curiosidade, evitando assim ferimentos graves.
A sua embraiagem automática e o ajuste no punho do acelerador, tornam a aprendizagem muito fácil para as crianças. Além disso, a sua estética é divertida e capta imediatamente a sua atenção ao vê-la baixa e acessível.
A Yamaha PW50 é a moto de Offroad mais duradoura do mercado e é ainda um conceito atual e válido nos nossos dias. Prova disso é a aceitação que ainda tem, sendo a moto escolhida por muitos pais para a iniciação dos seus filhos. E na verdade, muitos desses pais também se iniciaram numa PW…
YAMAHA PW 50: UMA ESCOLA DE CAMPEÕES
A Yamaha PW50 foi a primeira moto da maioria dos campeões do mundo de hoje. Quer tenha sido Ricky Carmichael, James Stewart ou Chad Reed no motocross, ou Marc Marquez, Casey Stoner na velocidade ou Ivan Cervantes ou Alex Salvini no Enduro, todos eles têm em comum que a primeira moto que pilotaram foi a PW 50.
O seu aparecimento, deu origem à criação de campeonatos infantis em todo o mundo e as crianças, em vez de começarem a andar com 6 anos, fizeram-no com 4, o que aumentou o nível de motocross em geral e quando estas crianças eram adultas levaram a técnica aprendida desde a infância. Assim, pudemos ver uma grande evolução no desporto desde o final dos anos 80 e início dos anos 90, que nos levou ao motocross a que assistimos hoje. Muito disto deveu-se à criação da PW 50.
Eric Tomas, piloto de MX2, certamente uma grande parte dos seus resultados deve-se ao seu início com uma Yamaha PW50
Fabio Quartararo, o francês que deverá ocupar o lugar de Valentino Rossi em 2021, começou num Yamaha PW50
Marc Marquez deu os seus primeiros passos no motociclismo com uma Yamaha PW50, antes de se tornar num ídolo de milhões de fás de MotoGP
James ‘Bubba’ Stewart, o antigo piloto profissional americano de motocross que competiu nos Campeonatos de Motocross e Supercross da AMA e ganhou tudo começou cedo com um Yamaha PW50
0 comentários