Rita Vieira, EnduroGP Portugal: “Mas onde está a verdade desportiva?!”

By on 15 Novembro, 2020

Rita Vieira mostrou-se indignada nas redes sociais quanto à retirada de penalizações na classe de Senhoras na prova de domingo do Grande Prémio de Portugal de Enduro.

Transcrevemos aqui na íntegra o post de Rita Vieira:

Sou e sempre fui a favor da verdade desportiva. Não quero com este post sair beneficiada ou prejudicar quem quer que seja, até porque as minhas adversárias têm um nível muitíssimo elevado que não está aqui sequer em questão.”

“O percurso faz parte de um Enduro certo?! Um enduro é composto por 3 especiais cronometradas e um percurso de ligação. Ok, até aqui estamos todos de acordo.

“O que se passou foi que na primeira volta os tempos dados já estavam um bocado apertados, cheguei com 3 minutos à minha assistência, pus gasolina, comi e segui caminho!

“Estava ciente que a segunda volta era tudo igual mas MENOS 5 min. O que eu e a minha equipa pensámos foi: vai ficar tudo ainda mais estragado, incluindo nas especiais que se vai fazer mais tempo por isso, o objectivo nesta segunda volta é não penalizar!

“O meu objectivo para além de dar o meu melhor nas especiais cronometradas passou a ser também não penalizar. Comecei por ultrapassar logo 3 pilotos femininas que saíram à minha frente à entrada e à saída da Extreme Test (1.ª especial da segunda volta), e nunca parei, entrava nas especiais sem óculos, não punha o impermeável sequer, e arrancava, descansar?! Não havia tempo!

“E cumpri o objectivo!!! NÃO PENALIZEI, eu e mais 3 raparigas! Não penalizámos porque fizemos por isso. Ia a dar tudo dentro e fora das especiais e porque analisamos a corrida e percebemos que ia ser um factor decisivo!

“Acabei a corrida contente por cumprir o objectivo, e um 4.º lugar quando na verdade acabaram por RETIRAR TODAS as penalizações! Ou seja raparigas que penalizaram quase 1 hora deixaram de penalizar o que quer que fosse!

“Quando acabei a corrida falei com o director de prova que me garantiu que, se na classe havia raparigas que não tinham sofrido penalizações, então as penalizações não iriam ser retiradas.

“O que terá acontecido depois de ele me ter dito isto?! Terão querido beneficiar alguém?! Não sei, nem nunca vou saber!

Mas onde está a verdade desportiva?!

Para que andei a correr e a arriscar o dia todo se afinal o percurso não contou? Para quê?

“A verdade é que não muda grande coisa na minha vida, mas isto não é justo!

Estou muito triste e desiludida com toda esta situação!

“Parabéns a todas, em especial às 3 primeiras! Fortíssimas!”

(Foto: FB Rita Vieira Racing)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments