Dakar, Etapa 1: Toby Price põe a máquina laranja a mexer
A ‘máquina laranja’ entrou em ação na etapa inaugural do Rally Dakar, para uma vitória justíssima que o australiano Toby Price (KTM) começou a desenhar ao Km 135 da especial. Ricky Brabec perdeu-se ao início, concluindo o dia a 18 minutos do vencedor da etapa. Joaquim Rodrigues foi o melhor português, 23º na etapa, um lugar à frente do azarado piloto americano.
Com apenas 37 km da etapa percorrida, Ricky Brabec que abria a pista perde-se e afunda-se na classificação, perdendo mais de 13 minutos para o primeiro. Joan Barreda, que com a outra Honda largou logo depois dele, também perde mais de 8 minutos para o líder, Xavier De Soultrait que sobe ao topo da classificação no primeiro controlo de passagem (WP1), num dia que também parece ser bom para a Yamaha com Adrien Van Beveren, Andrew Short e Jamie McCanney colocados no grupo da frente. O francês da Husqvarna mantém a posição de líder da geral até ao terceiro Waypoint.
Toby Price derruba então Xavier De Soultrait do topo da classificação provisória no km 135! O australiano da KTM passa no WP4 38 segundos à frente do francês e 45 à frente de Kevin Benavides que ocupa o terceiro lugar. Quintanilla, Barreda e Brabec perdem muito tempo
Ricky Brabec perdeu quase 18 minutos para o líder, no que é um duro golpe para o atual titular do Dakar, que parece ter começado a defesa do título com o pé errado. Joan Barreda e Pablo Quintanilla estão apenas ligeiramente melhor, mais de 12 minutos atrás de Toby Price.
Com 222 km de especial percorrida, Toby Price ainda está no controle com 1m33s de vantagem sobre Kevin Benavides. Xavier De Soultrait fecha o top 3 provisório a mais de 2 minutos do líder. Matthias Walkner e Sam Sunderland conseguiram colocar as suas KTM de fábrica entre os 5 primeiros com 50 quilómetros para terminar a etapa.
A VITÓRIA JUSTA DE PRICE NO DESCALABRO DE BRABEC
Toby Price triunfa no final da primeira etapa em Bisha. O bicampeão do Dakar começou a edição de 2021 com o pé direito e é o primeiro líder do rali e o seu principal oponente passou por um dia muito complicado para as suas aspirações de manter o número 1.
Ricky Brabec cruza a linha de chegada 18m32s atrás do vencedor da etapa Toby Price depois de se perder perto do início da especial. O seu companheiro de equipa Joan Barreda, e Pablo Quintanilla também perdem mais de quinze minutos para Price por motivos semelhantes. A sua única opção é partir ao ataque na etapa de amanhã.
Kevin Benavides e Matthias Walkner foram os outros grandes vencedores do dia, depois de terminar em segundo e terceiro, respectivamente, cerca de meio minuto atrás de Toby Price. Os três homens deram o tom para um início escaldante do Dakar.
Sam Sunderland, também ele já vencedor do Dakar, disparou na parte final da especial para compensar a maior parte do déficit de 5 minutos que tinha a 50 quilómetros do final da etapa, terminando na quarta posição a cerca de dois minutos atrás do seu companheiro de equipe vitorioso e perto do grupo de favoritos. Lorenzo Satolino leva a Sherco ao quinto lugar, na frente de Xavier De Soultrait que perdeu força depois de uma largada muito forte e terminou em sexto com a Husqvarna. Franco Caimi acaba por ser o piloto da Yamaha mais forte, na sétima posição, na frente do americano Howes (KTM), Luciano Benavides (Husqvarna) e do checo Michek (KTM) que encerram o top 10.
0 comentários