Rali de Marrocos: Howes e Benavides com a nova Husqvarna
Na penúltima ronda do campeonato do mundo de Cross-Country Ralis, a equipa Rockstar Energy Husqvarna estreia uma moto completamente nova que será conduzida por Skyler Howes e Luciano Benavides.
A dupla da Husqvarna completou um cansativo mês de testes na FR 450 Rally de 2022, e está pronta para correr os seis dias da corrida marroquina, de 8 a 13 de outubro.
Depois de decidir não participar da terceira ronda do campeonato, no entanto, o intenso programa de treinos manteve Howes e Benavides ocupados, os quais trabalharam na navegação, preparação física e afinação da nova FR 450 Rally. As mudanças são semelhantes às operadas na ‘prima’ KTM 450 Rally, adoptando uma nova ciclística, novo motor e quadro mais leve, entre outros aspetos.
Concluindo em lugar de honra o encurtado Silk Way Rally, Skyler Howes mais uma vez impressionou com sua velocidade e sua capacidade de adaptar a pilotagem aos mais diversos terrenos. Embora ocupasse o segundo lugar no campeonato após duas etapas, a ausência na terceira ronda no Brasil fez o americano de 29 anos baixar à terceira posição.
“A preparação foi agradável, mas também muito intensa. Com a equipa, fomos para minha casa em Utah por um mês para testar a nova moto . Poder fazer parte do projeto e ajudar no desenvolvimento desta última versão foi fantástico e uma grande honra. Parece que todo esse trabalho valeu a pena porque os primeiros testes em Marrocos correram muito bem. A moto é mais leve, mais fácil de controlar e mais complacente em trechos difíceis. Este será um excelente treino para o Dakar, por isso não posso esperar para partir e com todos os pilotos de topo presentes será certamente uma prova divertida.”
Depois de ser forçado a se retirar do Rally Dakar de 2021 devido a uma lesão, Luciano Benavides aproveitou o primeiro semestre do ano para recuperar força e confiança. Depois de terminar o exigente Rally Silk Way na oitava colocação, o jovem argentino é sétimo na classificação do campeonato, 12 pontos atrás do seu companheiro. Benavides pretende agora dar à sua moto o baptismo de fogo na luta pelas primeiras posições no Rali de Marrocos.
“Estou muito feliz, acabamos de concluir o shakedown com a nova moto e é fantástica. É completamente nova, motor e quadro, e acho que é um grande passo em frente. A equipa trabalhou muito e foi ótimo fazer parte desse desenvolvimento. O Rali de Marrocos vai ser um excelente teste face ao Dakar e quero perceber como estamos comparando com os outros. ”
Distribuído ao longo de seis dias de competição, com um curto Prólogo seguido de cinco etapas desafiadoras, o Rali de Marrocos 2021 é organizado em torno de um único acampamento, localizado em Zagora. Cada etapa começa e termina na cidade marroquina, com um formato de corrida “pétala” pensado por razões logísticas e de segurança. Com 2.656,61 km, a prova vai colocar os pilotos à prova em mais de 1.600 km de especiais cronometradas, incluindo o Prólogo de 10 km, a 8 de outubro, que decidirá a ordem de largada da primeira etapa. Os competidores vão enfrentar os típicos terrenos marroquinos, com pistas muito técnicas e dunas de difícil navegação.
0 comentários