CN Enduro, Tábua, Antevisão: Ventura contra o “resto do mundo”

By on 12 Fevereiro, 2022
CN Enduro, Tábua, Antevisão: Ventura contra o “resto do mundo” thumbnail

Diogo Ventura inicia este domingo a “campanha” para tentar o seu quinto título de campeão nacional absoluto de Enduro, o quarto consecutivo.

O que está em causa para Diogo Ventura?

Agora aos comandos de uma Beta RR390 4T – após dois anos a competir com a 250cc 2T – o piloto de Góis tem a hipótese de se aproximar ainda mais do record de 6 títulos absolutos de Hélder Rodrigues.

O domínio de Ventura nos últimos três anos tem sido tal que o experiente piloto venceu 10 das 20 provas do CNE que se disputaram em 2019, 2020 e 2021.

Quem serão os principais intervenientes do campeonato de 2022?

Luís Oliveira perfila-se como o mais sério opositor à renovação da coroa de Diogo Ventura. Depois de mudar para a Yamaha a meio do ano passado, o piloto de Sintra está 100% focado em recuperar o título que foi seu em 2018. Com a WR250F, “Oliveirinha” quer também o ceptro de Elite 1.

Gonçalo Reis será sempre um candidato à vitória em todas as rondas. Com três títulos mundiais em Enduro Open 2T, também ele se mudou para as 4T e vai alinhar com uma GasGas EC350F na categoria Elite 2 para fazer frente a Ventura.

Campeão de Elite 2 na sua temporada de estreia no CNE em 2021, Renato Silva vai tentar repetir o sucesso na Elite 1, competindo com uma Beta RR250 2T.

Depois de mais de sete anos parado, Paulo Felícia regressou ao Enduro em 2021 e deu à AJP a primeira vitória da marca portuguesa na categoria Elite 2. Agora com uma KTM 350cc 4T com o apoio da Norboxe, o transmontano quer apresentar-se ainda mais competitivo.

Quem são os “outsiders” a ter em conta?

Campeão nacional de Open em 2021, Gonçalo Sobrosa tem todo o talento para discutir os lugares da frente de Elite já este ano.

Após seis anos de ausência, Diogo Nogueira regressa em 2022 com uma Sherco. Vindo do Motocross, Abel Carreiro fará a sua primeira temporada completa de Enduro.

A surpresa em Tábua poderá vir também de Morgan Lesiardo. Durante muitos anos piloto do Mundial de Motocross, o italiano escolheu o CNE para fazer a sua estreia no Enduro.

Acompanhe tudo sobre a ronda de abertura da temporada de 2022 aqui no Motosport! É já este domingo, dia 13 de Fevereiro!

:.

(Foto: João da Franca)