KTM 450 SMR 2023 com um super motor de 63 cv
Numa especialidade como o Supermoto, onde décimos de segundo e algumas dezenas de centímetros podem fazer a diferença no tempo de volta ou durante uma corrida, a precisão e a dinâmica de condução são o sonho de qualquer piloto.
As inovações introduzidas na nova 450 SMR de 2023 são muitas, a começar pela estrutura hidroformada refinada, cortada a laser e soldada por robôs. Uma frente de granito e precisa e a estabilidade da traseira são essenciais para ser rápido em um circuito de Supermoto, razão pela qual os engenheiros de Mattighofen modificaram a flexibilidade longitudinal e de torção, intervindo também na espessura das paredes do quadro.
A KTM assegura que esta mudança devolve o feedback preciso e direto que qualquer piloto busca, desde o profissional que disputa o Mundial até ao amador que gosta de pilotar num kartódromo.
Há ainda um ponto de fixação diferente do monoamortecedor, que melhora a absorção de energia e a estabilidade no forehand. O conceito “anti-squat” traduz-se em aceleração e saída extremamente rápidas das curvas. Os pedais montados numa posição mais interior servem para o condutor poder apertar a 450SMR2023 entre as pernas, para direcioná-la e puxá-la para onde quiser, enquanto o subquadro traseiro feito de alumínio e reforçado em poliamida é outro detalhe que contribui para a melhoria geral dirigibilidade, além de ser muito mais resistente.
O sistema de travagem conta com grampos triplos de alumínio fresados em CNC de alta qualidade. Esta nova solução aumenta a superfície de contato com as bainhas da forquilha e melhora a sensibilidade nas condições de pilotagem mais extremas.
A combinação perfeita do novo braço oscilante em alumínio fundido, o novo eixo da roda traseira de 22 mm de diâmetro e o monoamortecedor WP XACT de última geração, permite ainda gerir melhor os desvios na entrada de curva, típicos do estilo da condução Supermoto.
Entre os muitos benefícios, a forquilha AER de 48 mm possui funções de amortecimento divididas e anéis de ajuste intuitivos que não requerem ferramentas. O amortecedor WP XACT também se destaca pela mesma praticidade: mais curto e mais leve, mas com o mesmo curso de antes, foi atualizado. A travagem também foi trabalhada para uma precisão milimétrica, graças ao equilíbrio perfeito entre a embraiagem deslizante SUTER com hidráulico Brembo e o sistema de travagem composto por um disco dianteiro de 310 mm, mordido por uma poderosa pinça Brembo de 4 pistões e o disco traseiro de 220 mm combinado com pinça de pistão único.
A KTM 450SMR de 2023 vem equipada com pneus Metzeler Racetec SM K1, que oferecem uma grande janela de uso e tempos de aquecimento rápidos, para forçar com ângulos de inclinação insanos.
O novo motor SOHC foi projetado com foco na centralização de massa e entrega impressionantes 63 cv contra um peso de pouco menos de 27 kg, quase meio quilo a menos que a versão anterior. O motor foi inclinado para trás e o pinhão rebaixado em 3 mm, enquanto outras novidades de 2023 incluem atualizações no cilindro e uma otimização da cambota. A PANKL Racing Systems fornece a caixa de 5 velocidades com uma nova relação de transmissão. Outra característica da nova 450 SMR é o novo Quickshifter para mudar de marchas sem recurso à embraiagem. Esta função pode ser desativada por meio do interruptor combinado localizado no guiador e está integrada ao sistema de gerenciamento do motor com intervenções do utlizador no controle de tração e no controle de arranque, além da possibilidade de escolher entre 2 mapeamentos do motor.
Do ponto de vista estético, o toque de roxo inspirado nos anos 90 enfatiza ainda mais o caráter ‘racer’ dos gráficos, juntamente com o assento plano laranja e a cauda branca.
A KTM 450SMR de 2023 estará disponível nos concessionários a partir de junho de 2022, ao preço de 11.690 euros (IVA incluído).
0 comentários