Opinião: Em Alqueidão viajei no tempo!

By on 6 Abril, 2023
Opinião: Em Alqueidão viajei no tempo! thumbnail

2 abril é um dia que vai ficar marcado na minha memória… Nesse dia em Alqueidão voltei 30 anos atrás na minha vida.

A última vez que o campeonato do mundo de Sidecarcross tinha estado em Portugal havia sido em 1992 – tinha eu 11 anos de idade. Fui com o meu pai ver a corrida e o que me lembro é de sair de lá impressionado com a coragem dos passageiros daqueles veículos tão estranhos à minha vista.

Mais de 30 anos separam estas duas fotos da SRA e de João da Franca)

Nessa altura os motores 500cc a dois tempos já estava em início de extinção e por isso não esqueci o som daquelas motos que conseguiam ter mais do que 500cc de cilindrada… tinham 700 cc!!!

Quando soube que o mundial de Sidecarcross iria regressar a Alqueidão este ano, imediatamente me veio à cabeça as memórias dessa prova que eu tinha assistido em 1992… mas a verdadeira sensaç\ao de viagem no tempo aconteceu quando cheguei ao circuito…

Adorei! Posso dizer que adorei mesmo a experiência e fiquei de boca aberta com o trabalho daquelas equipas! Foi simplesmente incrível!

Mais de 30 anos separam estas duas fotos da SRA e de Luís Duarte

E o som dos motores?! Aquele som dos potentes motores 2T que parece que faziam estremecer o chão e que me levam ainda a admirar mais a capacidade do piloto para conduzir e gerir a tração de uma moto tão potente!

O Motocross para mim é um desporto de família. O meu pai levou-me a ver centenas de corridas ao longo da minha vida e guardo memórias de muitíssimas delas… mas Alqueidão é um palco mágico que me deu uma incrível sensação de “dejá vu” e que me deixou arrepiado!

Apesar de não ser uma modalidade com fãs em todo mundo, a verdade é que é impossível não admirar o trabalho dos passageiros quase com o capacete a tocar no chão para ajudar o piloto a curvar… é algo absolutamente incrível…

Mais de 30 anos separam estas duas fotos da SRA e do WSC

É diferente do Motocross? Sim, claro que sim! Mas, na minha opinião, quem esteve em Alqueidão jamais vai esquecer o esforço, a técnica, a coordenação, a elasticidade, a força e a perícia das 30 equipas que participaram nesta que foi a segunda etapa do campeonato.

Seja a trabalhar ou seja assistir, lá estarei se o Mundial de Sidecarcross regressar Alqueidão em 2024! Obrigado à Sociedade Recreativa Alqueidoense por nos ter proporcionado mais um evento de excelência nos seus quase 40 anos de história em prol de Motocross em Portugal!

:.

(Foto de abertura: SRA e WSC)