W2RC, Sonora Rally, Etapa 1: Tosha Schareina estreia-se a vencer
Primeira vitória aos comandos de uma Honda 450 CFR da HRC, e primeira vitória de Tosha Schareina que venceu a primeira especial da sua carreira no mundial. O espanhol foi a grande surpresa da primeira etapa do Sonora Rally, terminando à frente de Daniel Sanders (GasGas) e de Pablo Quintanilla. Toby Price atrasou-se bastante e Sebastian Buhler terminou o dia na décima posição.
Filme da corrida
Vencedor do prólogo em Hermosillo contra os pilotos do RallyGP, Bradley Cox não aproveitou para escolher a sua ordem de largada hoje, pois está a competir na categoria Rally2. O jovem sul-africano tem nome conhecido no acampamento, porque é filho de Alfie Cox, que participou de uma dezena de ralis Dakar na sua carreira entre o final dos anos 1990 e os anos 2010. Bradley foi o 16º a partir para a especial de 170 km da etapa.
Duas Honda na frente após 39 km
Vencedor ontem na classe RallyGP do prólogo, Toby Price optou por largar esta manhã na 6ª posição, logo atrás de Howes. No KM39, o australiano que lidera o W2RC assinou o melhor tempo, 14” à frente do americano. Ricky Brabec, que largou em 7º, ficou 25” atrás do oficial da KTM. Pouco depois, o tempo de Toby Price haveria de ser batido pelo espanhol Tosha Schareina -o novo piloto da Honda, que está com a moto cedida pela HRC – e logo a seguir pelo chileno Pablo Quintanilla, ficando duas Honda na frente da corrida após 39 quilómetros. Porém, faltavam ainda chegar Daniel Sanders, Matthias Walkner e o vencedor do prólogo Bradley Cox.
Após a passagem das 10 primeiras motos no KM76 (CP1), Toby Price, 4º no primeiro ponto de cronometragem, tinda caído para o 10º lugar. O oficial da KTM estava 9’14” atrás do surpreendente Tosha Schareina (Honda Team). Entrentanto, uma avaria no Irritrack de Daniel Sanders e de Matthias Walkner não permitia ter um registro dos seus tempos. Quando finalmente o Irritrack de Matthias Walkner deu sinal de vida, o seu veredicto foi o quarto lugar do austríaco da KTM no KM39, 27 segundos atrás do melhor tempo de Quintanilla. O tempo de Sanders permanecia desconhecido.
Tosha Schareina assume liderança
No KM76 (CP2), Tosha Schareina estava à frente, com quase um minuto de avanço sobre Pablo Quintanilla. Sebastian Bühler (Hero MotoSports) passou nesse pontos apenas 3 segundos atrás do chileno. Daniel Sanders, cujo Irritrack estava em modo mudo desde o início, finalmente acordou, conseguindo o piloto da Red Bull GasGas Factory o terceiro tempo mais rápido, a menos de um minuto de Schareina no CP2.
Na chegada ao KM 112 (CP3) da especial de 170 km, Tosha Schareina continuava a dominar a especial à frente de Pablo Quintanilla. O novo piloto da Honda tinha 45 segundos sobre o chileno. Matthias Walkner, cujo Irritrack voltou a funcionar, foi terceiro a 1m33’s, 5 segundos à frente de Sebastian Bühler (Hero MotoSports). Toby Price ainda estava muito atrás na 15ª posição, 8m45’s atrás do líder da etapa.
Ao KM149, a 20 km do fim, Tosha Schareina ainda liderava a prova com 27 segundos de vantagem sobre Quintanilla. Contudo, ainda estava por verificar o tempo de Sanders, que era 2º no ponto de passagem anterior, e Walkner que era 4º.
Triunfo de Schareina por 6 segundos sobre Sanders
E por fim a confirmação da vitória do espanhol da Honda, que terminou a especial na frente de Daniel Sanders por apenas 6 segundos de diferença, após 1h33’25”! Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda) foi terceiro a 41 segundos, Matthias Walkner (Red Bull KTM Factory Racing) foi o quarto com 1m06s e Sam Sunderland (Red Bull GasGas Factory Racing) foi o quinto com 2m04s de diferença. Howes, Van Beveren, Luciano Benavides e Ricky Brabec ficaram cerca de 2,5 minutos atrás. Toby Price 7,45′ minutos atrás.
*Artigo em atualização
0 comentários