W2RC, Sonora Rally, Etapa 5: Daniel Sanders festeja primeiro triunfo em San Luis
Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Racing) venceu a etapa final e o Sonora Rally. O “Chucky” venceu 4 das 5 etapas. Tosha Schareina (Honda Team) terminou em segundo lugar do dia e da corrida, a 8’23” do vencedor, subindo Luciano Benavides ao terceiro degrau do pódio em San Luis.
Restavam os últimos 139 quilómetros da especial, rumo a San Luis Río Colorado, para se definir o vencedor do Rali de Sonora, no México. Dunas e trilhas de areia profunda faziam parte do programa de hoje em direção à fronteira com os Estados Unidos às portas do Arizona.
Vencedor das etapas 2 e 3, Daniel Sanders tem aliado velocidade e regularidade desde o início do rali, sendo um natural favorito com a sua vantagem de 5m42s antes da última etapa sobre o espanhol Tosha Schairena – grande surpresa do rali. ‘Chuky’ apenas teria que administrar essa vantagem e não cometer erros. Terceiro, mas já a 14m23s do líder, Luciano Benavides teria que lutar para defender o seu pódio, estando apenas 39 segundos à frente do líder do campeonato W2RC, Toby Price.
Filme da corrida
No primeiro controle de passagem ao km 35, após a passagem das 5 primeiras motos Sanders fez o melhor tempo, 19s mais rápido que Price e 53’s que Luciano Benavides, com Schareina e Matthias Walkner nas posições seguntes. Incluindo o bónus, Toby Price estava na frente da especial com 31 segundos de vantagem.
Após a passagem das primeiras quatro motos no km 54, Sanders continuaria a ser o mais rápido, 1m11s à frente de Price que tinha logo atrás Luciano Benavides. Schareina estava a 1m53s de Sanders e, feitas as contas com o bónus Price liderava com 7 segundos de vantagem sobre Sanders e 57s sobre Luciano Benavides.
No km 78, Daniel Sanders era ainda o mais rápido em prova, agora com uma diferença de 1m43s para Toby Price. Contúdo, com 1’53” de bónus pela posição de abridor da especial, Toby tinha uma vantagem de 10 segundos sobre o ‘chuky’. Incluindo os bónus, Schareina era terceiro à frente de Luciano Benavides.
A 50 quilómetros (km 119) do final da especial, Sanders continuava a ser o mais rápido, com 2 minutos de vantagem sobre Price. Bónus incluídos Price mantinha-se na liderança, 53 segundos à frente de Sanders. Luciano Benavides mantinha o terceiro lugar. Décimo primeiro na especial de hoje, o luso-alemão Sebastian Buhler terminou o rali no 10º lugar.
Daniel Sanders completaria a especial em 1h14m01s, 2m41s à frente de Tosha Schareina. Toby Price, que havia levado vantagem sobre Luciano Benavides na especial e na geral virtual, cometeu um erro de navegação no final da especial. O líder do mundial deixa Luciano Benavides no pódio do dia e do Rali de Sonora.
Para Daniel Sanders, o Sonora Rally foi a sua terceira participação numa prova do W2RC. O jovem australiano lesionou-se no Dakar 2022, a primeira ronda da história do campeonato, e só reapareceu em janeiro passado, terminando em sétimo. O cotovelo ainda não estava consolidado e o australiano preferiu faltar à segunda prova de Abu Dhabi. Para “Chucky” esta foi a sua primeira vitória no campeonato do mundo em apenas três rondas. Para a GasGas, significou a terceira vitória no W2RC desde que a marca vermelha entrou nos rally-raid. Sunderland venceu o Dakar 2022 e o Abu Dhabi Desert Challenge.
0 comentários