MXGP, Qualificação: Jorge Prado conquista pole, preocupações com Febvre
A corrida de qualificação de MXGP para o Grande Prémio da Espanha teve que ser interrompida depois de Romain Febvre (Kawasaki) e Brent van Doninck (Honda) cairem com gravidade. O herói local Jorge Prado larga da pole.
O drama aconteceu na longa curva à esquerda logo após a largada: Romain Febvre (Kawasaki) e Brent van Doninck (Honda) colidiram em alta velocidade. Febvre deu várias cambalhotas e jogou vários pilotos no solo num efeito dominó. Além de van Doninck, Tom Koch (KTM) também foi afetado .
Jeffrey Herlings ( KTM ) tinha assumido a liderança, mas a corrida foi interrompida porque os pilotos que caíram tiveram que ser tratados na pista. A corrida de qualificação foi reiniciada sem Febvre.
O herói local Jorge Prado (GASGAS) venceu o holeshot , mas teve que se defender de Herlings , principalmente nas primeiras voltas, que desenvolveu enorme velocidade nas curvas nas linhas externas. Para alegria dos torcedores espanhóis, Ruben Fernandez (Honda) venceu Jeremy Seewer (Yamaha) na luta pelo terceiro lugar, mas o piloto da HRC Works caiu no final da reta antes do pit lane e teve que recuperar lugares até ao 7º lugar final.
Prado conseguiu então abrir espaço para os seus perseguidores na frente, mas no sprint final Herlings voltou a ter o espanhol na mira. Prado defendeu as suas linhas e venceu por estreita margem de 1,1 segundos sobre Herling . O terceiro foi Jeremy Seewer , 17 segundos atrás. Com 10 pontos pela vitória na corrida, Prado conseguiu afastar-se ainda mais na tabela do Mundial e agora lidera a tabela do Mundial de MXGP com 18 pontos de vantagem.
Maxime Renaux (Yamaha) teve de terminar a corrida prematuramente devido a um problema não especificado e voltou a ficar sem pontos no campeonato. Tom Koch ( KTM ), que se envolveu na queda inicial com Febvre, terminou a corrida em P14 , Maximilian Spies ( KTM ) qualificou-se em 17º para as corridas de domingo.
Resultado da Corrida de Qualificação MXGP:
1º Jorge Prado ( ESP ), GASGAS
2º Jeffrey Herlings (NL), KTM
3º Jeremy Seewer (CH), Yamaha
4º Mattia Guadagnini (I), GASGAS
5º Alberto Forato (I), KTM
6º Glenn Coldenhoff (NL), Yamaha
7º Ruben Fernandez ( ESP ), Honda
8º Benoit Paturel (F), Yamaha
9º Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha
10º Valentin Guillod (CH), Honda
0 comentários