Dakar, Etapa 6 48H Crono: Triunfo de Van Beveren na frente de Price e Brabec
113 quilómetros foram suficientes para o francês da Honda confirmar o seu primeiro triunfo este ano, com Toby Price a subir ao segundo lugar na frente do novo líder da geral Ricky Brabec. Amanhã é dia de descanso no demolidor 46º Rally Dakar.
A sexta etapa do Rally Dakar foi disputada em dois dias, na quinta e sexta-feira, com o triunfo do piloto da Honda, Adrien Van Beveren. Na classificação geral, apenas a Hero consegue enfrentar a ‘armada japonesa’ do maior construtor mundial. Ricky Brabec subiu a primeiro da geral e António Maio terminou no Top 20 como melhor luso.
Hoje completaram-se 766 quilómetros em ‘loop’ ao redor de Shubaytah através do “Bairro Vazio”, 532 dos quais foram especial ao cronómetro. Foi realizada durante dois dias e na quinta-feira os melhores chegaram ao acampamento no quilómetro 513. Foram eles Luciano e Kevin Benavides, Nacho Cornejo, Adrien Van Beveren, Toby Price, Joan Barreda, Ross Branch, Ricky Brabec, Stefan Svitko, Daniel Sanders, Antonio Maio e Martin Michek.
A prova prosseguiu hoje a partir das 6h20, horário local, na manhã desta sexta-feira na Arábia Saudita. Adrien Van Beveren, que estava praticamente 1m21s à frente do seu companheiro de equipa Ricky Brabec quando a corrida foi interrompida na quinta-feira às 16h, conseguiu ampliar a sua vantagem para 4m13s minutos sobre Toby Price no final, comemorando o francês a sua quarta vitória em etapas no Dakar, primeira este ano. O piloto da KTM Toby Price está cada vez melhor e arrebatou hoje o segundo lugar de Brabec (+5:02 min) no ranking do dia.
A liderança na classificação geral mudou: o americano Brabec assumiu a liderança e está agora 51 segundos à frente do piloto da Hero, Ross Branch. Os pilotos Honda Nacho Cornejo (+8:14 min) e Van Beveren (+9:21 min) em terceiro e quarto ainda têm chances de vencer, enquanto Price, o melhor do grupo Pierer, está 27 minutos atrás em quinto .
Amanhã é dia de descanso nesta 46ª edição do Rally Dakar.
Filme da etapa
12 motociclistas pernoitaram no ponto de descanso F após 513 km. Adrien Van Beveren, Ricky Brabec, Toby Price, Daniel Sanders, Luciano e Kevin Benavides, Ross Branch, Štefan Svitko, Nacho Cornejo, Joan Barreda, Martin Michek e Antonio Maio tinham hoje apenas apenas 112 km para cumprir até ao final da etapa em Shubaytah. No que diz respeito à classificação da etapa, Adrien Van Beveren conseguiu ontem o melhor tempo com uma vantagem de 1’21” sobre Ricky Brabec e 1’49” sobre Toby Price. Como resultado, Brabec destronou Ross Branch do topo da classificação geral. O piloto do botswana estava agora na segunda posição, 2’48” atrás do rival americano. Os pilotos iriam partir de minuto a minuto, de acordo com a classificação do dia anterior.
ABANDONO DE JOAN BARREDA
Joan Barreda parou aos 529 quilómetros devido a um problema mecânico e disse não conseguir retomar a especial, o que constitui um duro golpe para o “Bang Bang”, que estava pouco mais de três quartos de hora atrás do seu companheiro de equipa Ross Branch antes da etapa de 48H Crono.
Adrien Van Beveren completou os 556 km, alcançando o último ponto intermédio antes da chegada, com o melhor tempo. Terminou a etapa com uma vantagem de mais de 2m45’s sobre Ricky Brabec e Toby Price. Brabec ainda lidera a categoria de motos na classificação geral virtual com vantagem de 2m30s sobre Ross Branch e mais de 7 minutos sobre Nacho Cornejo.
CONFIRMAÇÃO DE ADRIEN VAN BEVEREN
O piloto francês da Honda completou a especial da etapa 48 HR com o melhor tempo e deve conquistar a sua 4ª vitória no Dakar. Van Beveren, considerou esta especial extremamente desgastante fisicamente e que exigia uma gestão de combustível inteligente. Sendo esta a sua primeira vitória este ano, na classificação geral, o francês ocupa a quarta posição, a 9m21s de Ricky Brabec, o novo líder, à frente de Ross Branch e Nacho Cornejo.
Toby Price (KTM) termina a etapa na segunda posição,a 4m13s do vencedor da tirada, com cerca de um minuto de vantagem sobre o piloto da Honda, Ricky Brabec. Daniel Sanders (GASGAS), Ross Branch (Hero) e Luciano Benavides (Husqvarna) completam a classificação dos seis primeiros.
MAIO NO TOP 20
António Maio (Yamaha) que rodou sempre junto com os primeiros, termina a longa etapa 48H Crono no Top 20, precisamente na 20ª posição. Mário Patrão (Honda) foi o segundo melhor português, no 27º lugar, um pouco à frente de Bruno Santos (Husqvarna), 32º na etapa. Finalmente Rui Gonçalves, que passou por problemas técnicos na Sherco no dia de ontem, chegou ao final no 77º lugar, esperando agora que a sua moto seja reparada. Até ao momento em que escrevemos estas linhas ainda não constava o resultado do piloto luso do Club Touareg, Alexandre Azinhais.
Nota: O resultado é provisório, ainda podem ocorrer alterações por penalidades de tempo ou créditos.
Resultados provisórios da Etapa 6 (11/12 de janeiro):
1. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 7:57,29 horas
2. Toby Price (AUS), KTM, +4:13 minutos
3. Ricky Brabec (EUA), Honda, +5:02
4. Daniel Sanders (AUS) ), KTM, +6:55
5. Ross Branch (BTW), Hero, +9:40
6. Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, +10:39
7. Jose Cornejo (CHL), Honda, +15:49
8. Kevin Benavides (ARG), KTM, +16:05
9. Stefan Svitko (ESL), KTM, +21:19
10. Jeanloup Lepan (FRA), KTM, +26:24
(…)
Melhor português: António Maio (20º), Yamaha, + 1h12m10s
Classificação geral provisória após a 6ª etapa (11/12 de janeiro):
1. Ricky Brabec (EUA), Honda, 27:11,21 horas
2. Ross Branch (BTW), Hero, +51 seg
3. Jose Cornejo (CHL), Honda, +8:14 min
4. Adrien Van Beveren (FRA) , Honda, +9:21
5. Toby Price (AUS), KTM, +27:00
6. Kevin Benavides (ARG), KTM, +28:33
7. Daniel Sanders (AUS), GASGAS, +35: 50
8 Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, +47:26
9. Stefan Svitko (ESL), KTM, +1:07,42 h
10. Jeanloup Lepan (FRA), KTM, +1:31,42
(…)
Melhor português: António Maio (20º), Yamaha, + 3h00m44s
0 comentários