Yamaha XT500 de 1976: Pioneira do rali Dakar
Os especialistas australianos da Purpose Built Moto, com esta Yamaha XT 500, conseguiram um equilíbrio quase perfeito entre nostalgia e modernidade.
A Yamaha XT500 é uma moto que faz parte da história do motociclismo. Este modelo venceu as duas primeiras edições do Paris-Dakar em 1979 e 1980. O francês Cyril Neveau , aos comandos da monocilíndrica japonesa, venceu as duas primeiras edições do rali mais duro do mundo, idealizado pelo visionário Thierry Sabine (1949-1986).
Após as suas vitórias no Dakar, a XT 500 tornou-se a escolha de muitos que queriam uma moto para aventura , confiável , simples e com um preço interessante. O modelo permaneceu em produção de 1976 a 1989 . Hoje é uma cobiçada trail, com uma lenda associada ao seu nome.
Foi a bikeexif.com que trouxe à luz do dia a beleza que aqui vê. Esta moto tem uma história curiosa porque Clint, que é o nome de seu dono, levou-a para uma empresa especializada em customização para transformá-la. Porém, o projeto não deu certo e Clint resolveu tentar a sorte com a sua Yamaha XT500 de 1976 noutro lugar, neste caso na Purpose Built Moto , especialistas da Gold Coast, na Austrália.
Embora possa não parecer, a parte dianteira vem de uma Kawasaki KX450F, enquanto os amortecedores YSS mantêm a traseira em ordem. Em relação a toda a ciclística, um bom número de peças vem do catálogo Purpose Built Moto: protetor de farol, farol, guarda-lamas dianteiro, piscas, retrovisores e luzes diurnas.
O depósito de combustível é o original, mas modificado para que a nova suspensão dianteira possa girar livremente. As tampas laterais são novas e escondem o sistema elétrico e a bateria. Dar partida no monocilíndrico não é a coisa mais fácil do mundo, por isso foi instalado um motor de arranque elétrico da Nuts and Bolts Development , embora o pedal de arranque se mantenha para aqueles momentos em que Clint lhe apeteça dar uma ‘patada’ poderosa.
Já o motor possui kit de maior diâmetro, com válvulas maiores e cabeça polida. Além de ter sido trabalhado o eixo de comando, embraiagem e caixa de velocidades. A tonalidade da Yamaha YZ400 de motocross da década de 70 serviu de inspiração para a decoração, com o clássico desenho ‘speed block’ amarelo, preto e branco da marca nas escalas, um recurso estético que nunca falha.
“Tivemos muitas aventuras com estas motose por isso quando terminamos o projeto ficamos um pouco nostálgicos e a moto tornou-se uma das nossas XT500 favoritas. Acho que alcançamos um bom equilíbrio entre peças modernas e alguns detalhes clássicos ”, explicou Tom Gilroy , chefe da Purpose Built Moto.
0 comentários