MXGP, Holanda: Herlings leva tudo em Arnheim
Duplo triunfo do ídolo da casa Jeffrey Herlings, que soma 50 pontos e se aproxima dos rivais no campeonato. Prado fica a 9 pontos da ‘red plate’ e Gajser evita por pouco um naufrágio no mar de areias dos Países Baixos.
107 é o número de Grandes Prémios vencidos por Jeffrey Herlings (KTM) , pentacampeão mundial e ainda na disputa pelo título de 2024; destas, 15 foram vencidas na amigável areia em casa, com 9 vitórias em Valkenswaard, 3 em Assen, 2 em Lierop e agora 1 também em Arnhem , pista onde fracturou a clavícula no ano passado.
No entanto, após o duplo triunfo desde fim de semana ‘The Bullet’ sai da Holanda ainda no terceiro lugar, mas agora com apenas 35 pontos a separá-lo do líder do campeonato Tim Gajser, bastante menos apreciador das pistas de areia. Posto isto, o Campeonato do Mundo de Motocross sai dos Países Baixos ao rubro quando ficam por disputar quatro Grandes Prémios até ao desfecho do campeonato em Castilla la Mancha, Espanha, no dia 29 de setembro. Mas vamos ao que se passou na ronda holandesa.
The Bullet está imparável
A corrida é muito diferente desde o início e Herlings não foge de forma decisiva, apenas aproveita a margem de segurança necessária para controlar Prado, enquanto Gajser continua na esteira do espanhol até três voltas do final, quando escorrega e corre o risco de cair, sendo ultrapassado por Coldenhoff e Romain Febvre (Kawasaki), quinto após ultrapassar o companheiro Jeremy Seewer. O holandês tenta de todas as formas ultrapassar o piloto do HRC, o que lhe valeria o pódio mas apesar de uma última volta a 110%, com grande risco no salto final, não consegue passar e termina em quarto atrás de Herlings.
Jorge Prado (GasGas Factory Team)
Glenn Coldenhoff (Fantic) também venceu a partida da segunda manga, à frente de Tim Gajser (Honda), Jeffrey Herlings (KTM) e Jorge Prado (GASGAS). Herlings cometeu um erro no início da corrida e saiu da pista, permitindo que Prado herdasse o terceiro lugar. O atual campeão espanhol fez tudo para apanhar o líder do campeonato do mundo Tim Gajser (Honda), mas ele e Gajser quase colidiram no salto da meta, depois de Gajser ter executado um chicote para a esquerda e Prado para a direita. Esta foi uma chamada de atenção para Gajser. Ele reduziu a diferença para o líder Coldenhoff e assumiu a liderança na terceira volta, seguido por Prado e Herlings, que não se deixaram abater pelo líder esloveno do campeonato do mundo.
Na 7ª volta, Prado encontra espaço para ultrapassar Gajser e assume a liderança no interior de uma curva à esquerda. Agora, Jeffrey Herlings também partiu para o ataque. “The Bullet”, por seu lado, passou Gajser por fora para assumir o segundo lugar e aproveitou um pequeno erro de Prado para assumir a liderança na volta 8, que não abandonaria até ao final.
Antonio Cairoli (Ducati) começou a segunda corrida em 11º lugar, lutou para chegar ao 9º lugar, mas teve de abandonar a corrida na 6ª volta (presumivelmente devido a um problema técnico).
Tim Gajser (Team HRC)
Perto do final Tim Gajser falhou um salto, permitindo que Coldenhoff se aproximasse dele e do 3º lugar nas últimas voltas. Coldenhoff colocou todos os ovos no mesmo cesto, já que este duelo era também sobre um possível pódio para ele e Fantic. No final, porém, não foi suficiente. Gajser e Coldenhoff estavam empatados em pontos no final do dia com 38 pontos, mas o fator de desempate a favor de Gajser foi o seu melhor resultado na segunda corrida.
No final, Herlings venceu com confiança com uma vantagem de 9 segundos sobre Prado, Gajser e Coldenhoff e também se tornou vencedor do Grande Prémio com esta dupla vitória. Isto reduziu a diferença no topo da classificação. Prado conseguiu reduzir a sua desvantagem de 17 para 9 pontos no segundo lugar. Jeffrey Herlings, em terceiro lugar, reduziu a sua diferença para o líder do campeonato, Gajser, de 48 para 35 pontos.
As coisas estão, portanto, a ficar cada vez mais apertadas no topo da classificação e a 17ª etapa do Campeonato do Mundo de Motocross 2024 começa já no próximo fim de semana em Frauenfeld, Suíça.
Imagens: mxgp.com
Top 10 MXGP, Arnheim
1. Jeffrey Herlings (KTM), 1-1
2. Jorge Prado (GASGAS), 2-2
3. Tim Gajser (Honda), 4-3
4. Glenn Coldenhoff (Fantic), 3-4
5. Romain Febvre (Kawasaki), 5-5
6. Jeremy Seewer (Kawasaki), 6-6
7. Andrea Bonacorsi (Yamaha), 7-9
8. Mattia Guadagnini (Husqvarna), 11-7
9. Kevin Horgmo (Honda), 8-10
10. Alberto Forato (Honda), 9-11
Campeonato
1. Tim Gajser (ESL), Honda, 801 pontos
2. Jorge Prado (ESP), GASGAS, 792, (-9)
3. Jeffrey Herlings (HOL), KTM, 766, (-35)
4. Calvin Vlaanderen (HOL), Yamaha, 550, (-251)
5. Jeremy Seewer (SUI), Kawasaki, 547, (-254)
0 comentários