MXGP: KTM alarga e solidifica a sua MXGP Academy para os próximos anos

By on 11 Setembro, 2024
MXGP: KTM alarga e solidifica a sua MXGP Academy para os próximos anos thumbnail

A KTM alargou e solidificou a sua KTM MXGP Academy: a estrutura para ajudar os jovens talentos promissores a entrarem no MXGP e no Campeonato do Mundo de Motocross da FIM. A fábrica confirmou acordos para a época de 2025 e para os próximos anos com a Racestore KTM Factory Rookies, Gabriel SS24 KTM Factory Juniors e Van Venrooy KTM Racing para os níveis de competição do Campeonato Europeu EMX e para o caminho para o Grande Prémio.

Os actuais projectos 2024 com a Racestore KTM Factory Rookies e as equipas Gabriel SS24 KTM têm feito grandes progressos.

Sob a supervisão do antigo piloto de fábrica da KTM, Thomas Traversini, na formação Racestore KTM Factory Rookies, o jovem holandês Gyan Doensen está a liderar o Campeonato EMX125 com a sua KTM 125 SX. Ganhou 6 motos das 20 que disputou esta época e tem 9 resultados nas três primeiras motos.

Falta apenas uma ronda (duas motos) e a equipa também conquistou títulos nacionais em Itália e nos Países Baixos. Em 2025, a Racestore KTM Factory Rookies vai continuar a sua missão na EMX125, com Nicolo Alvisi (o atual segundo piloto e autor de três resultados nos três primeiros lugares até agora em 2024, incluindo o seu primeiro triunfo na geral no Grande Prémio da Suíça) e Aron Katona (um jovem húngaro que é 8º na competição EMX125 de 2024) na lista de inscritos.

Na EMX250 – o escalão seguinte do Campeonato da Europa – o ex-piloto da Red Bull KTM Factory Racing, Shaun Simpson, tem guiado outro talento holandês, Cas Valk, para uma classificação garantida entre os três primeiros em 2024. Cas levou a sua KTM 250 SX-F a 5 bandeiras axadrezadas das 16 corridas e a um total de 11 classificações entre os três primeiros.

Está em 3º lugar, a 10 pontos do 2º lugar, com uma hipótese remota de conquistar o título a uma data do calendário. Gabriel SS24 KTM vai tornar-se a equipa oficial da Factory Juniors e vai supervisionar a graduação de Gyan Doensen para a EMX250 com a KTM 250 SX-F e vai dar as boas-vindas a Maximilian Werner (o alemão é atualmente o 7º na classificação EMX250).

A disputa pelo título e a evolução das capacidades e mentalidades de corrida dos pilotos têm sido indicadores claros de que o programa tem estado a funcionar para 2024 e a KTM vai agora adicionar a Van Venrooy KTM Racing à organização para o próximo ano para o salto para MX2. A Van Venrooy KTM Racing vai proporcionar a Cas Valk a sua primeira experiência a tempo inteiro na competição do Campeonato do Mundo FIM MX2 com equipamento KTM 250 SX-F apoiado pela fábrica.

Imagens:https://press.ktm.com