MXoN, Qualificação MXGP: Prado o mais forte em Matterley Basin
A 77ª edição do Monster Energy FIM Motocross of Nations arrancou ontem no circuito de Matterley Basin, com as corridas de qualificação RAM a terem lugar para decidir as escolhas de portais para as corridas principais de domingo, bem como para colocar as 19 melhores equipas nessas corridas e não na temida Final B – onde está a equipa de Portugal!
Os vencedores das corridas das classes MXGP, MX2 e Open ajudaram as suas equipas a chegar aos três primeiros lugares da geral, com o recentemente recoroado Campeão do Mundo MXGP Jorge Prado a vencer a classe MXGP, o antigo duplo Campeão do Mundo Tom Vialle a vencer a RAM Qualifying Heat MX2, e o Campeão AMA Supercross Jett Lawrence a vencer a classe Open.
Com o grande apoio de Ruben Fernandez, Espanha conquistou a primeira escolha do portão, à frente da atual campeã, a França, e da vice-campeã do ano passado, a Austrália.
Atrás deles, a equipa da Grã-Bretanha conseguiu um brilhante quarto lugar perante o seu público, com a equipa da Alemanha a lidar brilhantemente com a última escolha no portão para terminar o dia em quinto.
Após a conclusão da sua batalha de pelo Campeonato do Mundo de MXGP, Tim Gajser do Team HRC e o talismã da Red Bull GASGAS Factory Racing, Jorge Prado, contornaram a rápida primeira curva em Matterley nas duas primeiras posições. Prado tinha sido o mais rápido na sessão de treinos livres da manhã e assumiu imediatamente a liderança na segunda curva, enquanto Gajser tinha de lidar com o australiano Hunter Lawrence, o detentor da placa número 1 da Kawasaki Racing Team, Romain Febvre, e a Standing Construct Honda de Alberto Forato!
Imediatamente na luta estava Jeffrey Herlings, mas pouco depois de passar Forato para quinto, o holandês caiu na curva após as ondas da GoPro e deu a si próprio uma grande luta para enfrentar. Do lado de fora do portão, devido ao facto da sua equipa ter escolhido a última posição de partida, Ken Roczen lutou com a intensidade habitual na sua Suzuki da HEP Motorsports/Progressive e passou Forato para quinto antes do final da primeira volta.
Enquanto Prado se afastava na frente com o seu estilo familiar, “The Bullet” estava a recuperar no meio do pelotão. Passando a máquina da JM Honda Racing de Brent van Doninck na quarta volta, depois Forato novamente uma volta mais tarde, de repente Herlings estava sob pressão do piloto que muitos consideram ser o seu equivalente nos Estados Unidos: Eli Tomac, da Monster Energy Star Yamaha! Surpreendentemente, a dupla altamente condecorada alcançou Roczen, e os fãs foram brindados com três dos mais famosos pilotos de motocross da última década a lutarem pela quinta posição!
Jeffrey ultrapassou-o a três voltas do fim, mas Kenny conseguiu aguentar Eli em sexto. Forato ficou em oitavo, à frente do piloto sueco da JK Racing Yamaha, Isak Gifting, e do piloto da Kawasaki Racing Team, Jeremy Seewer, cuja equipa suíça tinha conseguido uma escolha de partida apenas um lugar melhor do que a Alemanha!
No entanto, houve uma última reviravolta no topo, com Hunter Lawrence a cair em alguns sulcos difíceis a partir de terceiro na última volta, dando a Febvre o terceiro lugar, mas Prado venceu com mais de cinco segundos e meio de vantagem sobre Gajser, o que fez deste o início perfeito para a Equipa Espanha!
“Estou contente com a equipa de Espanha, que está em primeiro lugar na classificação para amanhã, pelo que a primeira escolha da porta de partida também é importante aqui.”, Disse Jorge Prado, que prosseguiu: “Tive um bom arranque, pois os rapazes estavam a vir rapidamente por fora, mas consegui controlá-los e fazer uma boa travagem na curva dois. A pista estava bastante irregular, com tantos sulcos que era uma loucura. Tive de estar sempre muito concentrado e não podia cometer erros, por isso perdi a frente a certa altura e quase fui ao chão, mas de resto foi uma boa corrida, diverti-me e adoro os sulcos, por isso vamos ver como corre amanhã”.
RAM Qualifying Race MXGP – Top 10: 1. Jorge Prado (ESP, GASGAS), 24:12.517; 2. Tim Gajser (SLO, Honda), +0:05.630; 3. Romain Febvre (FRA, Kawasaki), +0:21.471; 4. Hunter Lawrence (AUS, Honda), +0:23.964; 5. Jeffrey Herlings (NED, KTM), +0:25.547; 6. Ken Roczen (GER, Suzuki), +0:31.869; 7. Eli Tomac (USA, Yamaha), +0:38.105; 8. Alberto Forato (ITA, Honda), +0:46.176; 9. Isak Gifting (SWE, Yamaha), +1:04.284; 10. Jeremy Seewer (SUI, Kawasaki), +1:05.276; etc.
0 comentários