38ª Baja Portalegre 500: Ventura estreia-se a vencer na mítica prova de todo-terreno
Dois anos depois de não ter subido ao lugar mais alto do pódio por um escasso décimo de segundo, Martim Ventura (Husqvarna) estreou-se a vencer na 38ª edição da Baja Portalegre 500.
O piloto de 24 anos completou a prova em 4h36,59 segundos sobre o segundo classificado, Bruno Santos (Husqvarna), que terminou a 3m41.3 segundos do vencedor. Micael Simão (GasGas) foi terceiro, à frente de António Maio. “Ganhar aqui, depois de ter começado na Mini Baja com 11 anos e, ao mesmo tempo, ser campeão nacional, é um sonho de criança tornado realidade. Dedico esta vitória ao meu pai e ao Pinhel (mecânico), pessoas que perdi, mas que foram importantíssimas na minha vida e na minha carreira”, afirmou Ventura.
Bruno Santos (Husqvarna) foi o segundo classificado, confessando: “Portalegre é sempre muito divertido para mim. Este ano estava molhado, mas sem excesso de água, pelo que tivemos bastante tração. Infelizmente não foi possível ganhar, mas coloco novamente o meu nome no pódio e sem lesões, o que é importante para o futuro. Novidades em breve!”.
Apesar de ter caído “mesmo a chegar ao final, nas Coutadas”, Micael Simão (Gas Gas) foi o terceiro classificado, embora confessando: “Não foi fácil”.
Depois de ter sido o mais rápido no dia de abertura, uma queda e um problema no acelerador da sua mota comprometeram as ambições de António Maio (Yamaha), que procurava conquistar a nona vitória na prova. O piloto militar da GNR foi o quarto classificado, precedendo Tomás Dias (Honda).
Vitória de Bernardo Caiado na Mini Baja
Com idades entre os oito e os 16 anos, eles são o futuro da modalidade e um futuro que pode ser encarado com (muito) otimismo. Na edição deste ano da Mini Baja, 35 jovens estabeleceram um novo recorde de participantes. Também pelo seu entusiasmo contagiante, todos devem ser considerados como vencedores, inclusivamente Luís Brandão que, a escassas dezenas de metros da linha de meta, não conseguiu evitar uma queda que obrigou a que fosse evacuado para o hospital.
O jovem Bernardo Caiado (Gas Gas) herdou a vitória à geral e o primeiro lugar da categoria Iniciados, sublinhando: “Foi uma prova muito positiva. O percurso estava muito bem marcado, muito giro e rápido. Estou muito contente.”
Muito animada foi a luta pela segunda posição, com Manuel Amaral (Yamaha) a impor-se por escassos 3,5 segundos. “Correu bem. Um percurso com algumas zonas mais técnicas e sinuosas, mas não tive sustos. Cheguei ao final e estou inteiro”, afirmou o também vencedor da categoria Juvenis. Simão Severino (Yamaha) foi o terceiro classificado, destacando: “Gostei muito da prova. O traçado era muito giro, com boas retas e poucas zonas de perigo. A mota também se portou bem. Foi divertido.”
Domingos Cunha (Yamaha) e Martim Caetano (Yamaha) fecharam o quinteto da frente, enquanto Santiago Pereira (Yamaha) venceu entre os Infantis.
Luís Fernandes soma segunda vitória nos Quads
Três anos depois da estreia no lugar mais alto do pódio nos Quads, Luís Fernandes (Yamaha) repetiu a proeza. “Não há palavras… Trabalho muito para isto. Quero dedicar esta vitória à minha família, principalmente ao meu tio e ao meu avô, que estão a passar por bastantes dificuldades. Foi uma prova muito dura… Perdi o banco na parte final e sofri um bocado. É Portalegre!”
O vencedor das duas últimas edições, João Vale (CAN-AM), quedou-se pelo segundo lugar, afirmando: “Claro que quero sempre a vitória, menos do que isso é derrota… Contudo, recuperei bastantes lugares, consegui passar quase todos os concorrentes diretos. Terminei em segundo e, em termos de campeonato, mantenho a mesma posição. Vamos para a última prova para sermos campeões.”
Rodrigo Alves (Yamaha) conquistou o derradeiro lugar do pódio, na frente de Tiago Gomes (KTM) e Fábio Ferreira (ATVRacing) que encerraram o quinteto da frente.
A 38ª edição da Baja Portalegre 500 voltou a consolidar a prova como uma das mais importantes e prestigiadas do calendário da Taça do Mundo FIA de Bajas, com o público, mais uma vez, a responder em grande número. No final da tarde de sábado, a cerimónia de entrega de prémios encerrou o evento, em Portalegre.
0 comentários