CN Supermoto 2024 terminou em Fátima no passado domingo
O Kartódromo de Fátima – FunPark, uma paragem habitual do Campeonato Nacional de Supermoto, encerrou no passado domingo, 20 de outubro, a temporada 2024 desta competição.
Com todos os Campeões já conhecidos desde a ronda do mês passado em Portalegre – Sebastián Gil em Supermoto, David Dias em Mini Supermoto e Alexandre Canarias no Troféu R12 – não foi por isso que deixaram de se viver boas lutas, registando-se ainda o regresso do Campeão de 2023, Sérgio Rego, que tinha estado ausente na prova anterior e se despediu do título com uma vitória na segunda manga de Supermoto, depois de Gil ter ganho a primeira. Em Mini Supermoto, David Dias viu interrompida a sua série de seis vitórias consecutivas em mangas, sendo batido nas duas corridas por Lourenço Vicente, enquanto, no Troféu R12, foi Alexandre Canarias a terminar a época com mais dois triunfos.
Após os treinos livres de Supermoto, depois da (bem desenhada) zona de terra ter provocado muitas quedas devido à lama que se formava no regresso ao asfalto, a direção de prova reuniu com os pilotos e foi decidido excluir a zona de terra, efetuando-se a lavagem daquele troço. A partir daqui tudo decorreu com normalidade e o início do programa de corridas teve lugar à hora prevista.
As duas mangas do Troféu R12 não tiveram muita história no que respeita ao primeiro lugar, com Alexandre Canarias a dominar sempre, enquanto, atrás de si, se registavam boas lutas entre Lourenço Vicente, Gonçalo Ferreira e João Cancelinha, que terminaram sempre por esta ordem.
Nas Mini Supermoto, Lourenço Vicente ganhou ambas as mangas na frente de Gonçalo Ferreira e João Cancelinha. Alexandre Canarias, que habitualmente não participa nesta classe, alinhou e liderou as duas corridas, mas, para não prejudicar as contas de quem lutava ainda por posições no campeonato, opta por sair na última volta. Já campeão, David Dias atrasa-se no arranque na primeira manga e fica afastado da luta pelo pódio, acabando por se atrasar também na segunda corrida devido a um problema técnico.
Em Supermoto, a primeira corrida teve um arranque intenso e, na zona dos ‘ss’, Afonso Cruz cai à frente de David Dias, que não o consegue evitar, dando-lhe um toque e caindo também, incidente que deu origem a uma bandeira vermelha. No novo arranque, Sérgio Rego faz o ‘hole-shot’ levando atrás de si Sebastián Gil, mas uma queda de Rego deixa o novo Campeão Nacional no comando. David Dias luta pelo 2º posto com Eduardo Patrício e consegue segurar esta posição até ao final. Adelino Patronilho e Sérgio Rego fecham o top 5.
Na segunda manga, Sérgio Rego e Sebastián Gil arrancam roda com roda, com Rego a segurar o comando por escassa margem, dando-se início a um grande duelo entre o campeão cessante e o recém-sagrado detentor do título. Sérgio Rego defende sempre muito bem e bate Gil na bandeira de xadrez por escassos 0,104s, despedindo-se assim do título com um triunfo. David Dias volta a levar a melhor sobre Eduardo Patrício, mas desta vez na luta pelo 3º lugar.
Foi um bom dia de corridas este que se viveu no Kartódromo de Fátima para a despedida do Campeonato Nacional de Supermoto 2024, possível também graças à preciosa colaboração do FunPark e da Câmara Municipal de Ourém, a quem deixamos aqui ficar o nosso agradecimento.
Fotos: Nuno Urbano
0 comentários