WSX, Vancouver: Tomac vence jornada de abertura do mundial

By on 27 Outubro, 2024
WSX, Vancouver: Tomac vence jornada de abertura do mundial thumbnail

Este fim de semana em Vancouver, decidiu-se o vencedor do GP de WSX do Canadá 2024, primeira de 4 rondas do Campeonato do Mundo de Supercross FIM. Eli Tomac (Yamaha) foi um justo vencedor na frente de Ken Roczen (Suzuki) e Joey Savatgy (Honda).

Corrida 1

Vince Friese garantiu o primeiro holeshot da 450 da noite, mas um par de titãs do Supercross, Roczen e Tomac, estavam logo atrás. Friese nunca se esquivou a uma condução defensiva robusta, mas conseguiu segurar Roczen, que teve de abrandar para evitar o contacto, permitindo que Tomac passasse para segundo.

Tomac tentou então contornar Friese e depois de uma manobra sem sucesso, conseguiu. Roczen não aceitou isso de braços cruzados e passou por baixo dos dois para assumir a liderança. Após a metade da corrida, Tomac fechou a roda traseira de Roczen usando linhas muito mais apertadas, mas o alemão acabou por vencer à frente de Tomac e Savatgy em terceiro.

Corrida 2

Na segunda corrida da noite, Tomac fez o holeshot com Dean Wilson em segundo e Matt Moss em terceiro. A grande surpresa foi Roczen, em 11º, depois de uma partida lenta.

Depois de um início prometedor, Wilson caiu, elevando Savatgy para segundo, mas este caiu logo depois. Friese e Oldenburg ocuparam o segundo e o terceiro lugar, enquanto a recuperação de Roczen continuava, ultrapassando-os a ambos numa curva.

Friese e Savatgy lutaram pelo segundo lugar, mas Oldenburg ficou para trás e o contacto resultou na queda de Friese. Um erro raro de Roczen – que tinha subido de 11º para segundo – fez com que o atual campeão caísse para 11º. Tomac acabou por vencer com 22 segundos de vantagem sobre Savatgy e Nichols.

Corrida 3

Uma longa corrida de 12 voltas aguardava os pilotos da 450 e, inicialmente, parecia ser Tomac quem detinha a vantagem na Curva 1, mas Friese passou para a frente antes de Roczen passar por baixo dos dois. Fazendo um trabalho rápido de Friese, Tomac garantiu o segundo lugar e começou a perseguir a moto #1.

Mais uma vez, a pilotagem agressiva de Friese segurou Savatgy, mas o piloto da Fire Power Honda acabou por passar, altura em que já tinha perdido sete segundos para Tomac e Roczen. Entretanto, a dupla da frente lutou pela liderança da corrida e Tomac acabou por terminar à frente de Roczen e Savatgy.

SuperFinal

Aproveitando a vantagem com o último holeshot da noite, Tomac saiu da Curva 1 da primeira SuperFinal da classe mista à frente de Friese e Roczen. Desconfiado de mais tácticas de Friese, Roczen fez questão de passar o mais rapidamente possível nos whoops.

Por muito que tentasse, Roczen não conseguia fazer qualquer incursão na vantagem de Tomac, que aumentou a sua diferença para uns impressionantes 16 segundos. A vantagem era tal que o americano conseguiu correr durante a última meia volta e cruzar a linha com um pneu traseiro furado. Roczen seguiu-o para casa em segundo, enquanto Nichols passou por Friese para terminar em terceiro.

No pódio geral, houve pouca disputa sobre a quem pertencia o primeiro degrau; Tomac venceu à frente de Roczen e Savatgy, estabelecendo uma luta tentadora pelo título quando o WSX se dirige a Perth para a sua primeira dupla jornada de sempre.

Eli Tomac, da CDR Yamaha Star Racing, disse: “Foi uma noite fantástica de corridas. O Kenny rodou bem nas duas primeiras corridas e estivemos sempre a lutar. Encontrei o meu ritmo nas últimas duas corridas e tudo se encaixou. A energia do público de Vancouver foi incrível e estou ansioso pela próxima ronda em Perth.”