WSX, Austrália, Dia 2: Tomac volta a vencer e fica mais líder antes de Abu Dhabi
O piloto norte-americano Eli Tomac (Yamaha) venceu a terceira ronda do Campeonato do Mundo de Supercross em Perth, na Austrália, à frente de Joey Savatgy (Honda) e Ken Roczen (Suzuki), ampliando a sua liderança no campeonato.
Eli Tomac também dominou o programa de domingo após a sua vitória no segundo dia do Campeonato do Mundo de Supercross em Perth, Austrália. Tomac venceu a segunda das três finais e também conseguiu vencer a super final a seu gosto.
A classe SX2 coube a Shane McElrath. O americano venceu a classe SX2 com um 2-1-1 nas finais e terminou em sexto na superfinal.
O vencedor de sábado, Eli Tomac, venceu a Superpole com um tempo de volta de 54:089 segundos e, portanto, conseguiu os primeiros pontos de domingo. Joey Savatgy (Honda) alcançou o segundo melhor tempo com um tempo de volta de 54:383 segundos. Greg Aranda ( Yamaha ) mostrou um desempenho de topo no terceiro lugar. O francês precisou de 54:531 para a sua volta e foi portanto mais rápido que Ken Roczen ( Suzuki ) no quarto lugar, que precisou de 54:864 segundos.
A boa forma de Greg Aranda também ficou evidente na primeira volta. O francês esteve no grupo da frente desde o início e terminou a corrida na 4ª posição . Dean Wilson (Honda) caiu na secção rítmica. A sua moto capotou e bateu na Suzuki do companheiro de equipa de Roczen, Colt Nichols , que caiu forte e também foi atingido pela sua Suzuki . Embora Wilson mais tarde tenha conseguido continuar a competição, Nichols teve que ser transportado para o hospital com suspeita de lesões no pescoço e nos ombros. Eli Tomac venceu a primeira corrida confortavelmente à frente de Joey Savatgy , Ken Roczen e Gregory Aranda .
A segunda final foi a corrida mais emocionante desde a fundação da série WSX . Dean Wilson fez o holeshot à frente do seu companheiro de equipa da Firepower Honda, Joey Savatgy. Ken Roczen largou entre os 4 primeiros e venceu inicialmente Vince Friese (Honda). Eli Tomac logo apareceu atrás dele e ultrapassou imediatamente o alemão. Mas Ken Roczen conseguiu contra-atacar na mesma volta. Numa curva para a direita, aproveitou muito o impulso na linha externa e saltou enquanto Tomac sacudia os gritos . Tomac voltou a ultrapassar o alemão na secção rítmica, mas Roczen voltou a contra- atacar e acabou por terminar à frente de Tomac . No final, Savatgy prevaleceu sobre Wilson no topo . Wilson caiu para 4º e Savatgy conquistou a primeira vitória na corrida à frente de Roczen e Tomac .
Na terceira final, Roczen novamente não começou bem. A partir do 7º lugar o alemão teve que abrir caminho novamente no pelotão e teve que lidar com adversários como Vince Friese e o multicampeão australiano Matt Moss . Após 6 das 8 voltas, subiu para o 3º lugar, mas Savatgy no 2º lugar já tinha uma vantagem de 5 segundos, então Ken teve que se contentar com o 3º lugar atrás de Tomac e Savatgy . Eli Tomac fez o holeshot e venceu a terceira final com uma vitória do início ao fim.
Eli Tomac também levou a melhor para a superfinal SX1 / SX2 à frente de Savatgy , Schock e Roczen . O alemão prevaleceu sobre o piloto do SX2 na primeira volta e a meio da corrida também conseguiu ultrapassar Savatgy para o segundo lugar, mas Tomac também esteve fora de alcance nesta corrida. O piloto da CDR Yamaha venceu com 14,9 segundos de vantagem sobre Roczen , Savatgy e McElrath .
McElrath venceu a classificação SX2 com um resultado 1-1-2-4 e conseguiu se distanciar ainda mais no campeonato SX2 com uma vantagem de 57 pontos.
As finais do WSX acontecerão na quarta-feira, 4 de dezembro, em Abu Dhabi. Antes da final, Eli Tomac lidera por 46 pontos sobre o atual campeão Ken Roczen . Joey Savatgy está na 3ª posição, apenas 6 pontos atrás de Roczen.
0 comentários