Dakar, Ross Branch: O Campeão do Mundo de um pequeno país que quer vencer o Dakar

By on 13 Dezembro, 2024
Dakar, Ross Branch: O Campeão do Mundo de um pequeno país que quer vencer o Dakar thumbnail

Conhecido no seu país e entre os amigos por “Kalahari-Ferrari”, o piloto de linha aérea Ross Branch venceu com a indiana Hero Motosports o Campeonato do Mundo de Rally Raid pela primeira vez, e agora sonha com o triunfo no Dakar.

O natural do Botswana teve uma carreira relativamente tardia e íngreme em ralis internacionais. O piloto de 38 anos fez o seu primeiro Dakar como privado em 2019 e venceu a sua primeira etapa no ano seguinte. A Yamaha tomou conhecimento do piloto do Botswana e trouxe-o para a equipa de fábrica. Branch apresentou fortes atuações, mas ficou de fora em 2021 e 2022 – então a Yamaha encerrou o seu envolvimento.

A Hero Motorsport ficou feliz em receber o popular Branch – e agradeceu com duas vitórias em etapas em 2023. Este ano ele lançou as bases para a vitória no Campeonato do Mundo de Rally Raid com o segundo lugar no Dakar.

“Alcançar um bom resultado no Dakar foi muito importante para determinar a nossa estratégia para o resto do ano. O mais importante foi ser consistente, terminar todas as corridas e não cometer grandes erros. Fizemos uma grande luta e estou muito feliz. A Hero MotoSports Team Rally trabalhou duro por tantos anos e são como uma família para mim; foi ótimo ganhar este título para eles.” Disse à Speedweek.

O facto de Branch ter chegado a este nível é igualmente surpreendente. “É algo especial para o Botswana que é um país pequeno – temos apenas 2,6 milhões de habitantes”, enfatizou Branch. “É, portanto, fantástico ter um campeão mundial de motociclismo.”

Na nova temporada, Branch larga com o número 1 de campeão mundial e é um dos favoritos para o Dakar 2025, que começa no dia 3 de janeiro.

“O Dakar sempre foi um dos meus sonhos. Tenho que agradecer a todos os que acreditaram em mim e me deram esta oportunidade. Isto é realmente extraordinário! Foi uma longa jornada, 34 anos de motociclismo. Olhando para 2025, vejo um futuro brilhante para a nossa jovem equipa: isto é apenas o começo. A vitória no W2RC é um dos passos mais importantes da Hero e estou muito entusiasmado com o futuro. O Dakar vai ser muito bom. Ainda temos muito trabalho a fazer para chegar ao pódio.” Concluiu Ross Branch.