África Eco Race do Mónaco a Dakar

By on 28 Dezembro, 2015

Está prestes a arrancar mais uma edição do África Eco Race, um evento que este ano arranca do Mónaco e ruma a Dakar. De 29 de dezembro a 10 de janeiro, os concorrentes atravessam Marrocos, Mauritânia e Senegal com o objetivo de chegar a Dakar.

A competição continua a ganhar adeptos, mas apesar do Africa Race estar no percurso ‘certo’ o evento está ainda muito longe de ganhar a expressão que tem a prova que se chama Dakar mas realiza-se na América do Sul. Nesse aspecto, os dois eventos estão nos antípodas. Mas há um pormenor em que o Africa Race bate o Dakar, de longe, que é na qualidade e beleza do percurso, pois enquanto o Dakar deste ano tem uma etapa com um bocado de areia, o Africa Race podia fazer 90 por cento do evento em areia do deserto.

Só que os anos passam, e este ano o Africa Race está a sofrer também com um acontecimento que abalou o mundo há pouco mais de um mês. Os atentados de Paris levaram a que muitos participantes optassem por ficar em casa, e com isso, neste momento ainda nem sequer há lista de inscritos.

Em termos de portugueses presentes nas motos, a oitava edição do evento conta com a participação de Fernando Sousa e Fernando Sousa Jr., pai e filho que estarão aos comandos de duas KTM 450 Rally. O vencedor da edição Pal Anders Ullevalseter

Na edição deste ano uma das grandes novidades foi o arranque do evento num dos palcos habituais da Fórmula 1 e WRC, o Principado do Mónaco, que está a receber as verificações técnicas e administrativas. Depois disso, a comitiva embarca para Marrocos, para Nador, onde parte para cerca de 6000 km de desafios, dos quais, 3750 km ao cronómetro.

Segundo o diretor da prova, René Metge, “este ano a organização tentou criar um equilíbrio entre etapas de maior e menor dificuldade, mas não é por isso que a prova será fácil. O objetivo do África Eco Race é que todos cheguem a Dakar, daí que, por exemplo, um piloto pode não terminar uma etapa, mas, penalizando, pode continuar em prova no dia seguinte.”

fss

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments