Dakar 2025: António Maio ‘Temos muitos quilómetros para percorrer’

By on 10 Janeiro, 2025
Dakar 2025: António Maio ‘Temos muitos quilómetros para percorrer’ thumbnail

A 47ª edição do Rali Dakar cumpriu hoje o seu dia de descanso em Hail, na Arábia Saudita. Numa altura em que já se disputaram cinco das 12 etapas que compõe esta grande maratona de todo-o-terreno, António Maio prossegue para a segunda semana do rali figurando no 25º lugar da classificação geral da categoria de motos e no 15º posto dos pilotos que competem na categoria Rally GP. Tendo usufruído deste dia mais tranquilo, o português aproveitou a pausa para rever a mecânica da Yamaha WR450 de competição e ajustar as estratégias para as jornadas que se seguem.

O piloto inscrito pelo Franco Sport Yamaha Racing Team tem mostrado um andamento muito constante e sem erros de navegação que lhe tem permitido alcançar os bons resultados que tem registado. Ainda que a dureza da prova tenha levado António Maio a optar por fazer uma gestão da corrida mais cuidada particularmente nas etapas de pedra, o piloto tem primado pela fiabilidade apresentada e parte para a segunda semana do Dakar num posto que o deixa confortável para atacar os restantes 2383km cronometrados que faltam cumprir.

“Hoje cumprimos o dia de descanso no Dakar. Este é o dia mais tranquilo que temos, mas ainda assim temos de preparar a segunda parte da corrida. Assim, fazemos a revisão da máquina para que esteja pronta para mais uma intensa semana de competição. Tem sido um dia tranquilo e tivemos oportunidade para descansar e trabalhar nos pequenos pormenores para que tudo esteja ajustado porque ainda temos muitos quilómetros para percorrer”, referiu o piloto.

Após o merecido dia de descanso, os pilotos do 47º Rali Dakar voltam à competição. A segunda semana da prova vai contar com etapas mais longas, mas não menos complexas. A primeira especial após o dia de descanso conta com 606 km cronometrados e apresenta um percurso composto por dois troços muito diferentes. Os participantes terão de estar atentos para evitar ficar presos em todo o tipo de armadilhas quer seja na areia, colinas, pequenas dunas ou trilhos.