MXGP: Tim Gajser na Yamaha Factory… acordo fechado?

By on 16 Julho, 2025
MXGP: Tim Gajser na Yamaha Factory… acordo fechado? thumbnail

Tim deixa o HRC. Será que estamos diante de uma das mudanças mais significativas dos últimos 15 anos?

O facto de ter havido uma revolução no MXGP nesta temporada certamente não é novidade. Muitos contratos estão a expirar, incluindo alguns importantes, e, infelizmente, cada vez menos equipas estão disponíveis.

Uma das situações mais interessantes diz respeito a Tim Gajser. O relacionamento com a Honda parece ter sido irreparavelmente comprometido há algum tempo, e a gota d’água parece ter sido a oferta feita pelo esloveno, que, segundo rumores, ultrapassava € 5 milhões. O pedido pareceu sem sentido para os japoneses, visto que Tim era o favorito há três anos, mas ainda não tinha triunfado. Primeiro Prado, depois lesão.

Com a porta da Honda HRC fechada, e quase certamente a da Ducati — onde Herlings tem 99% de probabilidade de terminar — Tim não tem muitas opções viáveis restantes. Houve rumores de uma transferência para a Kawasaki , mas Romain Febvre tem um contrato válido até 2026 e, dada a possibilidade nada remota de vencer o campeonato mundial de 2025 e o bónus associado por atingir esse objetivo, supondo que vença, o francês não tem interesse em deixar a equipa KRT IceOne.

A Yamaha continua a ser a opção . A única, e também aquela com a qual Tim parece ter se acertado. A Yamaha precisa de um piloto vencedor, o que, sinceramente, já não existe há algum tempo, e Gajser é o homem certo. A Monster Energy aparentemente contribuiu com uma quantia significativa para fechar esse negócio.

O acordo parece ter sido finalizado na semana passada, antes do GP da Finlândia, e veremos  quando essa nova parceria se tornar oficial.

Agora, resta observar a reação que essa confirmação gerará no paddock, e esperamos uma verdadeira reação em cadeia.