AMA Pro Motocross, Unadilla: Jett Lawrence é o campeão de 2025
O fenómeno australiano garantiu o seu segundo título AMA Pro Motocross 450cc em duas temporadas e meia.
As esperanças dos seus rivais foram frustradas no infame ” The Wall ” em Unadilla. A uma ronda do final, Jett Lawrence foi coroado campeão da AMA Pro Motocross 450cc de 2025, coroando um campeonato do qual desfrutou com supremacia inegável. Com o seu segundo título outdoor na categoria principal em duas temporadas e meia (sem a lesão em 2024, seriam três de três…), o fenómeno australiano continua a reescrever recordes no motocross. Com base nos números, Jett já ocupa o sétimo lugar no ranking nacional de todos os tempos, com a idade (apenas 22 anos) a jogar a seu favor.
Competindo na abertura da temporada no Fox Raceway, em Pala, ainda a recuperar de uma lesão (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito) sofrida em fevereiro passado em Glendale durante o AMA Supercross, ” Jettson ” não deixou espaço para a competição. Pilotando a sua Honda CRF450R como uma BMX, dominou oito dos dez eventos disputados até agora, vencendo 15 das 20 corridas – números impressionantes que demonstram ainda mais o seu domínio.

Em Unadilla, o piloto da Honda HRC Progressive completou a tarefa, conquistando uma das corridas mais aguardadas da temporada. Na corrida 1, recuperou rapidamente de uma largada nada brilhante, chegando a cometer um pequeno deslize que não mudou o curso da sua corrida. A história foi semelhante na segunda corrida, onde, com exceção das duas primeiras voltas, quando foi desafiado pelo seu irmão Hunter, não encontrou contratempos na sua corrida a solo rumo à vitória.
Jett, assim, garante o título com uma corrida de antecedência, para um 2025 que lhe reserva mais dois objetivos a alcançar. Em poucas semanas, ele terá a chance de vencer o Campeonato Mundial de SuperMotocross pelo terceiro ano consecutivo, enquanto no início de outubro competirá no Motocross das Nações no Ironman Raceway, onde, juntamente com o seu irmão Hunter e Kyle Webster, terá que defender a vitória do ano passado pelo Team Austrália.

Com Jett na liderança, Hunter Lawrence terminou em segundo lugar mais uma vez, à frente de Eli Tomac (Monster Energy Yamaha Star Racing, 3-3), RJ Hampshire (Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, 4-5) e Justin Cooper (Monster Energy Yamaha Star Racing, 6-4). Forçado a abandonar na segunda manga devido a um problema, Ken Roczen (Progressive Insurance ECSTAR Suzuki) regressou à pista e terminou em quinto na primeira corrida, tudo isso num sábado em que Jorge Prado estava definitivamente derrotado. Após ter feito o holeshot na 1ª corrida, o espanhol terminou as duas corridas em décimo quinto e décimo segundo lugares, atrás de Jett Lawrence por 1’51” e 1’55” respectivamente. Uma diferença enorme para o que deveria ser uma de suas últimas aparições pela Monster Energy Kawasaki.

Resultados Unadilla National 450 :
1. Jett Lawrence (AUS), Honda, 1-1
2. Hunter Lawrence (AUS), Honda, 2-2
3. Eli Tomac (EUA), Yamaha , 3-3
4. RJ Hampshire (EUA), Husqvarna , 4-5
5. Justin Cooper (EUA), Yamaha , 6-4
6. Dylan Ferrandis (F), Honda, 7-6
7. Malcolm Stewart (EUA), Husqvarna , 10-7
8. Justin Barcia (EUA), GASGAS, 9-8
9. Kyle Webster (AUS), Honda, 8-9
10. Valentin Guillod (CH), Yamaha , 11-10
11. Coty Schock (EUA), Yamaha , 12-11
12. Jorge Prado (E), Kawasaki, 15-12
13. Ken Roczen (EUA), Suzuki , 5-38
Classificação do campeonato após a 10ª de 11 etapas:
1. Jett Lawrence (AUS), Honda, 462 pontos, Campeão 2025
2. Hunter Lawrence (AUS), Honda, 409
3. Eli Tomac (EUA), Yamaha , 364)
4. Justin Cooper (EUA), Yamaha , 349
5. RJ Hampshire (EUA), Husqvarna , 328
6. Jorge Prado ( ESP ), Kawasaki, 241
7. Malcolm Stewart (EUA), Husqvarna , 209
8. Aaron Plessinger (EUA), KTM , 204
9. Valentin Guillod ( CHE ), Yamaha , 179
10. Justin Barcia (EUA), GÁSGAS, 165


0 comentários