MX2: Sacha Coenen vence GP da China, Längenfelder 3º a uma prova do final

By on 14 Setembro, 2025
MX2: Sacha Coenen vence GP da China, Längenfelder 3º a uma prova do final thumbnail

Com um resultado de 1-3, o piloto de fábrica belga da KTM, Sacha Coenen, venceu o GP da China em Xangai, à frente de Andrea Adamo (KTM), que ultrapassou o líder do Campeonato Mundial, Simon Längenfelder (KTM), na última volta.

Na 19ª etapa do Campeonato do Mundo de Motocross de MX2 em Xangai – ‘O Vale da Beleza Oriental MXGP da China’ – acolheu as principais categorias da modalidade, com dois fortes candidatos ao ceptro mundial: o alemão Simon Langenfelder (KTM) e o holandês Kay de Wolf (Husqvarna), que estão ambos agora separados por somente 16 pontos!

Sacha Coenen , que venceu a corrida de qualificação no sábado , também teve sucesso na primeira corrida e venceu com uma vantagem de 7,8 segundos à frente do atual campeão Kay de Wolf  e do líder do Campeonato Mundial Längenfelder“A pista estava com muita água antes da corrida, o que a deixou muito escorregadia. Ultrapassar era particularmente difícil nessas condições”, explicou o alemão após a corrida.

Längenfelder largou para a primeira corrida entre os quatro primeiros, superou Valerio Lata (Honda) na quarta volta e terminou em terceiro, atrás de Kay de Wolf ( Husqvarna ), o que o obrigou a ceder dois pontos na classificação do Campeonato Mundial para o atual campeão.

Na segunda corrida, Längenfelder assumiu a liderança e liderou a corrida até a última volta, enquanto de Wolf ficou preso na quarta posição, atrás de Andrea Adamo ( KTM ) . O holandês forçou demais e caiu numa curva para a direita. Embora não tenha perdido nenhuma posição, perdeu muito tempo, perdendo contato com os líderes.

Após cinco voltas, um duelo eclodiu entre Andrea Adamo e Sacha Coenen. O italiano atacou e forçou o belga a cometer um erro. “Naquele momento, pensei que tinha jogado fora a vitória do Grande Prêmio “, explicou Sacha após a corrida. Adamo diminuiu a diferença para Längenfelder nas voltas seguintes e atacou forte na volta final. Simon não ofereceu muita resistência, já que o seu principal rival estava atrás dele, em quarto lugar. Adamo o ultrapassou e venceu a segunda corrida com uma vantagem de 3,2 segundos, depois de Längenfelder fez as últimas curvas antes da chegada em modo piloto automático 

Sacha Coenen terminou em terceiro, 24 segundos atrás do líder, e garantiu a vitória no Grande Prêmio com um resultado de 1-3. Andrea Adamo terminou em segundo no pódio do com um resultado de 4-1 , à frente de Simon Längenfelder em terceiro lugar.

Com sua manobra na volta final, os pilotos da KTM mais uma vez tiraram pontos um do outro na luta pelo título. Andrea Adamo , 67 pontos atrás e com um máximo de 60 pontos em disputa, não tem mais chances de ganhar o título. Simon Längenfelder conseguiu ampliar a sua vantagem de 12 para 16 pontos na China, mas poderia ter sido 19. Agora viaja para o final da temporada na Austrália como líder do Campeonato , onde o Campeonato Mundial de MX2  será decidido dentro de uma semana. As chances de título de Längenfelder ainda estão intactas, no entanto, melhoraram ainda mais em Xangai , mas Kay de Wolf não pode ser descartado tão cedo. Definitivamente o Mundial de Motocross continuará emocionante até ao final.

Resultado do MX2 Xangai :

1. Sacha Coenen (B), KTM , 1-3

2. Andrea Adamo (I), KTM , 4-1

3. Simon Längenfelder (D), KTM , 3-2

4. Kay de Wolf (NL), Husqvarna , 2-4

5. Camden McLellan ( ZA ), Triumph, 7-5

Classificação do Campeonato Mundial após 19 das 20 corridas:

1. Simon Längenfelder (D), KTM , 884 pontos

2. Kay de Wolf (NL), Husqvarna , 868, ( -16 )

3. Andrea Adamo (I), KTM , 817, ( -67 )

4. Sacha Coenen (B), KTM , 756, ( -128 )

5. Camden McLellan ( ZA ), Triumph, 612, ( -272 )

6. Liam Everts (B), Husqvarna , 606, ( -278 )

7. Thibault Benistant (F), Yamaha , 603, ( -281 )

8. Guillem Farres (E), Triumph, 461, ( -423 )

9. Valerio Lata (I), Honda, 447, ( -437 )

10. Mathis Valin (F), Kawasaki, 434, ( -450 )