BP Ultimate Rally-Raid: Sanders vence Prólogo, Ventura em dificuldades

By on 24 Setembro, 2025
BP Ultimate Rally-Raid: Sanders vence Prólogo, Ventura em dificuldades thumbnail

As pessoas podem não ir ao Dakar, mas o Dakar veio até nós e o Prólogo do BP Ultimate Rally-Raid Portugal 2025 foi uma enorme festa. Os espetadores vibraram ao ver 111 pilotos (61 carros e 50 motos) a acelerar na classificativa-espetáculo, construída no centro da vila de Grândola.

O Prólogo foi um autêntico rali sprint de cinco quilómetros, com os melhores pilotos do mundo a imporem um ritmo elevado, mas a serem surpreendidos pelos portugueses, que aproveitaram as caraterísticas do traçado para se imporem com máquinas menos poderosas.

Nasser Al Attiyah (Dacia Sandrider) venceu o Prólogo nos automóveis com 5m.02,9s e nas motos, ninguém quis ficar para trás, com os dez primeiros separados por apenas 15 segundos.

A KTM dominou o Prólogo com motos de diferentes categorias. Daniel Sanders (KTM 450 Rally) foi o mais rápido com 4m47, e passou a mensagem de que está em Portugal para ganhar pela quarta vez este ano. “Fiz um bom prólogo e não cometi erros num traçado rápido e exigente. Estou satisfeito e vou ter uma boa posição à partida», referiu. A grande surpresa foi Edgar Canet (KTM 450 Rally), que realizou o segundo melhor tempo, a apenas 2 s, com uma moto da categoria Rally2, bateu os pilotos das potentes RallyGP. “Conduzi bem e foi divertido, parecia uma prova de motocross. Foi um bom início do rally-raid”, afirmou.

Martim Ventura (Honda CRF 450 Rally) foi o melhor português (19ª posição), a 22 s do mais rápido. “Foi um prólogo difícil porque saí muito atrás. Os trilhos estavam um pouco confusos e foi um choque inicial. De qualquer coisa correr em Portugal integrado na equipa oficial da Honda é a concretização de um sonho”, afirmou.

Esta quarta-feira, disputou-se a primeira etapa, com partida e chegada ao Parque de Feiras e Exposições de Grândola. Os pilotos de carros e motos tiveram pela frente um percurso secreto com 425 km, sendo 302 km cronometrados. O início é ligeiramente diferente da edição anterior. O percurso vai mais para sul, na direção de Beja, uma zona que oferece excelentes condições. Foi uma etapa aberta, com bom piso, que terminou próximo de Grândola, sendo os 30 km finais em areia, a fazer lembrar o icónico Dakar. O público pôde visitar o bivouac entre as 18 e as 22 horas.

Classificação do Prólogo (Motos)

1º Daniel Sanders (KTM 450 Rally), 4m.47,0

2º Edgar Canet (KTM 45º Rally), a 2 s

3º Michael Docherty (KTM 450 Rally), a 7 s

4º Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally, a 10 s

5º Alfredo Pellicer (KTM 450 Rally), a 11 s

19º Martim Ventura (Honda CRF 450 Rally), a 22 s (1º português)