BP Ultimate Rally-Raid, Etapa 3 | Tosha Schareina assume liderança nas motos

By on 28 Setembro, 2025
BP Ultimate Rally-Raid, Etapa 3 | Tosha Schareina assume liderança nas motos thumbnail

A terceira etapa do bp Ultimate Rally Raid Portugal foi fértil em surpresas. Nos carros, o português João Ferreira (Toyota) cometeu um erro e perdeu a liderança para o brasileiro Lucas Moraes (Toyota). O espanhol Tosha Schareina (Honda) ascendeu ao primeiro lugar nas motos.

A terceira etapa foi a única da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal integralmente disputada na Estremadura espanhola. Trezentos e oito quilómetros de percurso – o segundo maior sector seletivo da edição deste ano – que ditaram mudanças de líder entre os carros, mas também nas motos.

Mudança de líder

Assistiu-se a novo duelo entre os pilotos da KTM e Honda, com a marca japonesa a ganhar vantagem. A correr em casa, o espanhol Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally) atacou a fundo, venceu a etapa com 2m18s sobre Daniel Sanders, e é o novo líder nas duas rodas. “Foi um bom dia para mim. Dei o máximo nos últimos 100 km, mesmo tendo os pneus muito gastos. Ganhei alguma vantagem para amanhã, onde vou ser o primeiro na estrada, mas os próximos dias vão ser duros”, disse. Desde a prova de Abu Dhabi que a Honda não liderava uma prova do Mundial de Rally Raid (W2RC).

O australiano, Daniel Sanders (KTM 450 Rally), foi segundo na etapa e perdeu a liderança: “Sobrevivi a uma etapa muito técnica, que exigia uma boa estratégia. Tentei poupar os pneus, ao máximo, numa etapa dura e estou satisfeito por chegar ao fim. Amanhã, com pneus novos, vai ser diferente”, disse o atual líder do campeonato. Os dois pilotos estão separados por 42 segundos e a etapa de amanhã promete ser emocionante.
Bruno Santos (Husqvarna FR450 Rally) voltou a mostrar a sua rapidez perante os melhores pilotos do mundo. Fez o melhor tempo na etapa, mas foi penalizado um minuto e desceu para a segunda posição na categoria Rally2 (8º da geral). “Foi uma etapa muito técnica e divertida, gostei bastante. Espero ser igualmente rápido amanhã”, afirmou.

A quarta etapa liga Badajoz a Lisboa, numa extensão de 528 km, dos quais 274 km são cronometrados. A primeira parte é um setor relativamente estreito e duro, ainda em território espanhol. Depois, os pilotos entram em Portugal pela zona de Reguengos, Portel e Évora, numa mistura de pisos bons com outros mais duros. É um percurso tipicamente alentejano, que termina em Lisboa, na Doca de Pedrouços. O público pode visitar o bivouac aí instalado, entre as 18 e as 23 horas.

Classificação após a 3ª etapa Motos

1º Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally), com 9h.11,02

2º Daniel Sanders (KTM 450 Rally), a 42 s

3º Luciano Benavides (KTM 450 Rally), a 9m.22

4º Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally), a 9m.32

5º Edgar Canet (KTM 450 Rally), a 15m.32 (1º Rally2)

8º Bruno Santos (Husqvarna FR450 Rally), a 21m.29 (1º português)