Joan Barreda vence 4º etapa e assume a liderança, Gonçalves 2º, Faria 3º
Joan Barreda foi o mais forte nos 429 km cronometrados da quarta jornada do Dakar, que teve partida e chegada a San Salvador de Jujuy. Depois de ontem ter perdido a vitória na tirada e a liderança devido a uma penalização, o piloto da Honda esteve ao ataque durante o dia, tendo sido claramente o mais forte a partir da segunda metade da especial. Com este resultado Barreda regressa provisoriamente ao comando do Dakar.
Num etapa em que a Honda voltou a fazer uma dobradinha, Paulo Gonçalves foi o segundo mais rápido, tendo estado em grande plano durante a jornada. Na primeira parte da especial o piloto luso lutou com Joan Barreda, no entanto, teve de se contentar com o segundo posto na tirada a 1m49s do seu companheiro de equipa. Na classificação geral o piloto de Esposende subiu duas posições, sendo agora o segundo a 2m30s do comando.
Depois de ontem se ter debatido com problemas de combustível, Ruben Faria foi um dos heróis do dia. O piloto da Husqvarna foi sempre dos mais rápidos na estrada, tendo concluído a etapa no terceiro lugar a 4m24s do melhor registo. Na geral o piloto luso subiu dois lugares, ocupando agora a sexta posição.
Faria foi secundado pelo local Kevin Benavides, que continua a dar que falar. O piloto argentino ficou apenas a 2s do veterano piloto algarvio e na classificação geral desceu para a terceira posição.
Toby Price foi o melhor representante da KTM ao assinalar o quinto melhor tempo. O piloto australiano cedeu mais de 5m50s para Joan Barreda. Antoine Méo continua a ser uma das revelação da prova. O piloto francês foi o sexto mais rápido e já entrou no top 10, sendo agora o nono classificado. Já o anterior líder da prova, Stefa Svitko teve uma etapa para esquecer. O piloto eslovaco perdeu 8m05s, tendo caído para o quarto lugar da geral.
Hélder Rodrigues não foi além do 14º posto. O piloto da Yamaha, que está a contas com uma gripe, perdeu 16m48s para Joan Barreda. Em termos de classificação, Rodrigues mantém a 14ª posição.
Quanto a Mário Patrão foi o 31º mais rápido na etapa, o que permitiu ao piloto de Seia subir ao 29º lugar na classificação geral. Já Pedro Bianchi Prata assinou o 50º tempo, o que fez o piloto luso ganhar 10 lugares. Bianchi Prata é agora o 55º.
Recorde-se que como esta é uma etapa maratana, não é permitida a assistência às motos no regresso ao bivouac, pelo que aí chegadas ficam imediatamente em Parque Fechado.
Em atualização…
Relacionados
Últimas
-
Dakar, Etapa 5 – Antevisão AlUlA > HAIL (Maratona)

-
Dakar, Etapa 4 – Bruno Santos acabou Etapa Maratona de hoje em 21º
Está agora em 10º da Rally2 #BrunoSantos está esta noite a...
- Posted Janeiro 7, 2026
- 0
-
Dakar, Etapa 4 – Vitória nos SSV de Heger/Eddy, Monteiro/Morais em 2º
Desaparecidos da tabela a dada altura, lá se resolveu tudo,...
- Posted Janeiro 7, 2026
- 0
-
Dakar 2026: Martim Ventura em dificuldades termina etapa 4 na 68ª posição
A Etapa 4 do Dakar 2026 ficou marcada como um...
- Posted Janeiro 7, 2026
- 0
-
Dakar, Etapa 4 – Portugueses ascendem
Bruno Santos 19º, Ventura com problemas A Etapa Maratona AlUla-AlUla parece...
- Posted Janeiro 7, 2026
- 0
-
Dakar 2026: ‘Hat-trick’ da Honda com vitória de Schareina na etapa 4

Na...
- Posted Janeiro 7, 2026
- 0
-
Dakar, 2026 – Dakar, Etapa 4 – Schareina repete
Hero entra na luta KTM/Honda com Branch e Cornejo, Kove...
- Posted Janeiro 7, 2026
- 0


0 comentários