Paulo Gonçalves: “Venci a etapa, estou na liderança da prova, mas nada está ganho”

By on 7 Janeiro, 2016

A ASO não anda lá muito bem com as cronometragens do Dakar, e esta madrugada ficou a saber-se que Paulo Gonçalves teria ganho a etapa de ontem de qualquer modo, mesmo sem a penalização de Joan Barreda. De qualquer forma, julgava-se inicialmente que o piloto português da Honda liderava o Dakar com pouco mais de dois minutos de avanço, mas não, lidera, sim, mas com 4m26s de avanço face ao argentino Kevin Benavides. No pólo oposto, Ruben Faria perdeu o segundo lugar na etapa para Benavides, permanecendo no quinto lugar da classificação geral. Por exemplo, Mário Patrão é afinal 31º classificado.

Recorde-se que na etapa de ontem, o piloto português da Honda realizou uma excelente operação, teve uma etapa exímia ao nível de navegação, e liderou o pelotão até ao final da ‘especial’ cronometrada. Desta forma, ‘Speedy’ Gonçalves não só assumiu o comando da tirada, como também é agora o líder da prova.

A quarta etapa, primeira parte daquela que é a primeira etapa maratona da prova, ou seja, sem direito a qualquer assistência mecânica por parte das equipas, teve partida e chegada em San Salvador de Jujuy, apresentando uma difícil especial cronometrada a 3.500 metros de altitude que poderá ter marcado o verdadeiro arranque da maior prova de TT do mundo em 2016.

Paulo Gonçalves foi o segundo piloto a partir para o troço, tendo chegado ao final na frente do pelotão depois de um dia muito bem conseguido em termos de navegação. O piloto oficial da Honda demorou um total de 4h07min19s a percorrer os 429 quilómetros contra o relógio, menos 2min35s que o tempo registado pelo segundo classificado. Na geral, “Speedy” Gonçalves torna-se líder da prova à quarta etapa, com menos 2min17s que o segundo colocado.

“Foi um dia muito bom, saí na frente e consegui permanecer na frente até ao final, sem cometer erros, por isso estou muito satisfeito. A minha Honda CRF 450 Rally está a ter um comportamento muito bom, esta é uma etapa maratona, sem assistência, e por isso amanhã (hoje) será uma etapa que apesar de difícil obriga a alguma atenção redobrada. Venci a etapa, estou na liderança da prova, nada está ganho, mas também nada está perdido, há muito Dakar pela frente e o importante é manter um bom ritmo e muita concentração para chegarmos ao objetivo final”, disse Paulo Gonçalves.

Hoje, a quinta etapa, que encerra a primeira etapa maratona do Rali Dakar 2016, terá um total de 642 quilómetros entre Jujuy e Uyuni, já na Bolívia, marcada pelo regresso à elevada altitude, desta vez a rasar os 4.600 metros. A “especial” cronometrada terá um total de 327 quilómetros de extensão.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Simoncelli
Simoncelli
8 anos atrás

Mas então o titulo devia ser – Paulo Gonçalves lidera mesmo sem a penalização do Barreda!