Últimas

Louzan Classic Enduro está de regresso com o apoio Jetmar

By on 10 Setembro, 2019

LOUZAN CLASSIC 2019

“De volta às origens”

Por: João Quinteiro

No próximo dia 5 de Outubro, a capital do enduro volta a preencher-se de história. 

As encostas da serra da Lousã recebem o “Louzan Classic Enduro Jetmar”, com organização a cargo do já habitual, Montanha Clube.

O parque fechado e secretariado, estarão instalados na zona do Areneiro-Padrão, (Vila da Lousã), também local de inicio e fim do percurso de 20km, ao longo do qual pilotos e motos serão colocados à prova.

As verificações técnicas e documentais, estão agendadas para a manhã de sábado, dia 5, das 09.00h às 11h e a prova terá inicio pelas 15h30. A saída dos pilotos, mediante decisão do juíz da prova, ocorrerá em grupos de 2, 3, ou 4 motos, e com alinhamento por classes.

As classes em prova são ditadas pela capacidade e idade das motas inscritas, preenchendo o parque fechado, da seguinte forma: 

  • – Classe 6: Motores (<=50cc), com registo até ao ano de 1995.
  • – Classe 5: Motores 80-125cc, de série, com registo até ao ano de 1995
  • – Classe 4: Motas com registo até ao ano de 1980, de qualquer cilindrada.
  • – Classe 3: Motas com registo entre 1981 e 1987, de qualquer cilindrada.
  • – Classe 2: Motas com registo entre 1988 e 1995, de qualquer cilindrada.
  • – Classe 1: Motores 4t, com registo até ao ano de 1995.

Para além das 6 classes descritas, estará também em discussão o Troféu XR/Lousãmotos, que englobará todas motas inscritas, de modelo Honda XR, independentemente do seu ano de fabrico (mesmo que posterior a 1995).

O ano de registo das motas, terá que ser comprovado, aquando as verificações documentais e técnicas.

Os pilotos de todas as classes, terão de cumprir 3 voltas ao traçado, (marcado segundo regulamentação da FMP), com duas especiais cronometradas (Cross-Test e Enduro-Test), e um controlo horário único (e obrigatório) por volta.

Ambas as especiais são possíveis de assistir e ocorrerão perto do centro de operações da prova, na zona do Areneiro, na Lousã.

Para aumentar o ambiente de festa, a organização da prova nomeará, também, uma série de troféus de charme. 

O Troféu “elegância 50cc”, para a “cinquentinha” mais bem restaurada; O Troféu “elegância moto 1985”, para o melhor restauro, de uma “velhinha” anterior a 1985; O Troféu “José Mendonça”, que premiará o conjunto moto/piloto mais elegante, “trajado à época”; e o Troféu “Pedro Meunier”, que será entregue ao melhor clássico em prova.

O Louzan Classic, ocorrerá em paralelo, com o “campeonato nacional de Mini-Enduro Jetmar”.

As jovens promessas do enduro nacional, nas classes de Juniores, Juvenis, Enduro Cup e Infantis, arrancam para o traçado de 20km, com as mesmas 2 especiais, pelas 12.30h do dia 5 de Outubro, para realizarem a quinta e última prova do campeonato, de 2019.

As inscrições para as provas, estão abertas até dia 30 de setembro, em formulário oficial, no site da TTcronometragens (http://provas.ttcrometragens.com/), onde estão também disponiveis, os regulamentos de ambas as provas.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!