CN Enduro, Santo André: Hugo Basaúla abre temporada a vencer
Pelo terceiro ano consecutivo, um “crossista” vence em Vila Nova de Santo André. Depois de Luís Correia em 2018 e Rui Gonçalves em 2019, agora foi a vez de Hugo Basaúla abrir a época com um triunfo nas areias alentejanas.
Na verdade, Rui Gonçalves foi o grande dominador desta ronda de abertura do campeonato nacional de Enduro. Vencedor de 8 das 12 especiais do dia, o piloto da Sherco só não venceu por lhe ter sido aplicado um minuto de penalização, alegadamente por ter falhado um controlo horário por avanço.
Com o erro cometido por Gonçalves, quem beneficiou foi Hugo Basaúla. O piloto da Racespec KTM chegou a ocupar o 6.º posto mas foi subindo de forma ao longo do dia e nas últimas duas voltas, deu tudo o que tinha. O “Basa” cometeu menos erros que Diogo Ventura na fase final da prova e subiu ao degrau mais alto do pódio.
Na sua estreia com a Beta, Ventura comandou a classificação geral durante as primeiras duas voltas, lutando “ombro a ombro” com Rui Gonçalves. Vencedor de 2 das 12 especiais, o campeão em título foi o melhor da categoria Elite 1 e subiu ao 2.º posto na abertura da época.
Com a penalização aplicada a Rui Gonçalves, o piloto da Sherco foi relegado de 1.º para 3.º na classificação final. Tomás Clemente esteve muito forte ao longo de toda a prova, terminando em 4.º e batendo o experiente Gonçalo Reis por apenas 1,97 segundo.
Já fora do Top 5, João Lourenço terminou isolado no 6.º lugar e foi o 3.º melhor categoria Elite 2 a seguir a Basaúla e Gonçalves.
A fechar o lote dos fez primeiros ficaram Manel Teixeira, Diogo Vieira – vencedor da primeira passagem pela Extreme Test – Nuno Gonçalves e Abel Carreiro.
O campeonato nacional de Enduro prossegue em Peso da Régua nos dias 15 e 16 de Fevereiro.
(Foto: Ruben Colaço)
0 comentários