EnduroGP: Eero Remes imbatível no GP da Finlândia
No meio do intenso fim de semana de abertura do Mundial de MotoGP arrancou na Finlândia, mais concretamente em Lake Paijane, mais uma temporada do EnduroGP, neste que é o segundo que o Mundial da especialidade tem esta denominação.
Pela primeira vez desde o Grande Prémio da Suécia, em 2008, os pilotos tiveram pela frente uma prova com neve, temperaturas abaixo de zero, e que estreou as duas novas categorias que agora estão em competição: EnduroGP e Enduro2. A primeira destinada a motos superiores a 250cc de 2 ou 4 tempos e a segunda para motos inferiores a 250cc de 2 ou 4 tempos.
Num evento que não teve pilotos portugueses em acção ao contrário do que tem sido habitual nos últimos anos no Mundial de Enduro, o primeiro dia de competição colocou os concorrentes à prova em 15 especiais num formato bastante diferente daquele que regularmente é utilizado no Mundial. A vitória em termos absolutos no final ficou para o herói local, Eero Remes, que aos comandos da sua TM liderou a prova de fio a pavio e garantiu também o triunfo na categoria E2.
No segundo posto da classificação geral ficou o jovem Eemil Pohjola, que com uma Husqvarna foi o melhor da categoria Júnior. Ao longo dos 400 quilómetros que foram percorridos durante o dia e obrigaram a mais de 11 horas em cima da moto, Pohjola gastou 2m50s a mais do que Eero Remes. O pódio ficou completo com Antti Hellsten, piloto que regressou ao Mundial após ausência e logo com um triunfo na categoria EnduroGP. Nota para o facto das primeiras seis posições da geral terem sido ocupadas a 100% por pilotos finlandeses, que beneficiaram ao máximo do conhecimento dos terrenos por onde passou a prova. O melhor não finlandês foi o atual campeão do mundo absoluto, Matthew Phillips, que não foi além do sétimo posto. Outros nomes de destaque da competição como Pascal Rauchenecker ou Steve Holcombe ficaram com a oitava e 10ª posições, respetivamente.
O dia seguinte ficou marcado pela realização de 11 especiais, que tiveram novamente Eero Remes como vencedor absoluto. O piloto da TM, que também venceu na categoria E2, terminou o evento com 1m10s de vantagem para o segundo classificado e novamente vencedor da categoria EnduroGP, Antti Hellsten. Apesar da longa ausência aos comandos de uma Husqvarna o finlandês demonstrou que ainda tem muita velocidade.
Steve Holcombe melhorou o desempenho do dia anterior e ficou com o terceiro posto sendo o melhor piloto não finlandês em competição. O homem da Beta ficou a 1m49s de Eero Remes. Seguiram-se Matthew Phillips e Nathan Watson. Entre os juniores, Eemil Pohjola foi pelo segundo dia consecutivo o vencedor, mas desta feita foi apenas sexto em termos de classificação geral.
Nota ainda para a categoria de 125cc, destinada aos mais novos, que teve em Hugo Svärd e Hermanni Haljala, ambos em Husqvarna, os vencedores dos dois dias de competição.
A segunda ronda da temporada será o Grande Prémio de Espanha, que terá lugar entre os dias 21 e 23 de abril em Puerto Lumbreras (Múrcia).
0 comentários