EnduroGP, Eslováquia, Dia 1: Steve Holcombe no comando após um dia difícil
O Campeonato do Mundo de EnduroGP da Eslováquia – que começou trágicamente com o falecimento de um piloto na sexta-feira – teve hoje como vencedor o britânico Steve Holcombe (Beta) que dominou nas longas e difíceis zonas cronometradas da prova para bater por escassa diferença Andrea Verona (GasGas) e o surpreendente australiano Wil Ruprecht (Sherco).
Após um dia marcado pela morte de Jaroslav Diro durante o Superteste de sexta-feira à noite, num trágico acidente em que o piloto eslovaco bateu de frente com a sua moto da classe Open 4T a cair violentamente sobre ele, a consternação geral ainda era visível no Dia 1 e a direção de prova decidiu não dar prémios na tarde de sábado e manter as bandeiras a meia haste em homenagem ao jovem falecido no dia anterior.
A prova de hoje teve três voltas cansativas e quatro especiais por volta, incluindo uma curta especial Extreme com um grande lamaçaç que causou muitos problemas a alguns concorrentes.
O triunfo de hoje acabou na posse de Steve Holcombe (Beta). O inglês venceu o dia após ser o mais veloz em 6 das 12 zonas cronometradas do dia, após uma primeira volta bastante mediana. Ainda assim, deixou Andrea Verona (GasGas) a 27 segundos e o terceiro classificado a mais de 1min34s, um Wil Ruprecht (Sherco) mais forte do que nunca nesta temporada. Holcombe, Verona e Ruprecht foram os venecedores do pódio virtual da categoria E2.
Na 4ª posição ficou Théo Espinasse (Beta) que assinou uma corrida marcante e pouco se preocupou em vencer a categoria E1 na frente de Jamie McCanney (HVA) e do espanhol Josep Garcia (KTM) que está a correr com parafusos na clavícula e cotovelo direito. Garcia terminou o dia em 8º da geral, assegurando 15 pontos na E1 e manteve a liderança apesar dos 20 pontos conquistados por Espinasse. Um dia mais atribulado para Zach Pichon que terminou em 15º da geral e “apenas” 5º na E1. O piloto da Sherco caiu na 3ª especial da primeira volta, deslocando o dedo mínimo da mão direita. Assistido pelo seu pai no final da especial, Zach continuou o dia todo com dores.
A categoria E3 teve como vencedor o sueco Mikael Persson (HVA). Por seu turno, o líder da classificação E3 e EGP, Brad Freeman (Beta), cometeu um erro nas duas primeiras zonas ao cronómetro e terminou o dia prematuramente, com tonturas. O britânico caiu de cabeça durante o GP da Suécia e obviamente ainda não recuperou o equilíbrio desde então, e em princípio não voltará a largar no domingo.
O jovem suéco Albin Norrbin (Fantic) venceu a categoria Júnior à frente do britânico Jed Etchells e do alemão Jeremy Sydow.
Na classe Youth, Thibault Giraudon (Sherco Academy) derrotou o até agora intocável Kevin Cristino (Fantic) que foi 5º nesta categoria onde participa o português Frederico Rocha (GasGas) que ficou fora de prova na 7ª zona cronometrada, desconhecendo-se até agora o motivo do seu abandono.
Amanhã, domingo, realiza-se o Dia 2 do EnduroGP da Eslováquia, antevendo-se um novo e acicatado duelo entre Steve Holcombe e Andrea Verona.
0 comentários