EnduroGP, Finlândia, 2º Dia: Josep Garcia quebra invencibilidade de Freeman
No segundo dia do Campeonato do Mundo de EnduroGP na Finlândia, o espanhol Josep Garcia levou a melhor numa luta a três pela vitória com Brad Freeman e Steve Holcombe, conquistando o piloto da Red Bull KTM a sua primeira vitória à geral da temporada.
Se Brad Freeman foi dominante no primeiro dia, este domingo os dois pilotos que perseguiam o recorde de 100% de vitórias do piloto da Beta, Josep Garcia e Steve Holcombe, atacaram forte desde início, formando-se um trio com um ritmo perfeitamente acima dos restantes concorrentes no trilhos pedregosos e lamacentos da região finlandesa de Heinola.
Freeman completou a primeira volta com 10 segundos de vantagem sobre Garcia, com Holcombe menos de um segundo atrás. Porém, um erro invulgar do britânico no seu Enduro Test favorito na segunda volta reduziu praticamente a zero a sua vantagem. A luta continuou verdadeiramente na última volta, com Holcombe a terminar na frente, com uma pequena vantagem de quatro segundos.
O confronto final da volta viu Garcia mais rápido no teste cronometrado pela terceira vez, recuperando a liderança quando Holcombe caiu com a sua Beta perdendo sete segundos preciosos. Tudo apontava então para a decisão final na Enduro Test, crucial para definir o vencedor e com os três primeiros separados por seis segundos. Brad foi o mais rápido antes de Steve ultrapassar o seu companheiro de equipa, mas foi Josep quem fechou as conta, cinco segundos mais rápido para estender crucialmente o seu tempo total para oito segundos de vantagem sobre Holcombe. Essa diferença provou ser impossível de bater na derradeira prova cronometrada, uma curta Extreme Test que permitiu ao espanhol da KTM conquistar a sua primeira vitória absoluta da temporada.
“No geral, eu estava a andar bem na Cross Test e na Extreme Test, mas não tinha tão boas referências da Enduro Test no primeiro dia. Depois de ontem voltei a fazer essa especial e percebi onde podia ser mais rápido. Sinto-me muito bem com a moto e é sempre bom quando conquistas a tua primeira vitória na temporada, ainda por cima com uma moto nova.” Disse o vencedor Josep Garcia.
Quanto a Brad Freeman este conseguiu desalojar do segundo lugar geral o seu companheiro de equipa Steve Holcombe, por uma diferenla de apenas 0,7s. “Para ser honesto, estou desapontado com a maneira como hoje conduzi. Estava distante do que tenho feito o ano todo. Fui para o segundo Enduro Test a dizer a mim mesmo: ‘este é o momento certo’ e tive uma pequena queda, nada grande, mas bati com a cabeça com força no chão. Tirei o segundo lugar de Steve naquele último teste, mas com o resultado não posso reclamar. Parabéns ao Garcia, ele rodou melhor hoje.”
O italiano Andrea Verona completou o segundo dia no quarto lugar, à frente do neo-zelandês Hamish McDonald.
Quanto aos portugueses presentes na prova finlandesa, Frederico Rocha levou a sua GasGas ao 19º lugar no segundo dia da Juventude (Youth), classe que teve como vencedor o italiano Kevin Cristino (Fantic). Na classe de Senhoras (Women) que teve como vencedora do dia a britânica Jane Daniels, Joana Gonçalves em Husqvarna terminou o dia no 12º lugar.
0 comentários