EnduroGP: Josep Garcia lidera 1º dia do GP de Portugal

O 1º dia da ronda de abertura do Campeonato do Mundo de EnduroGP viu Josep Garcia (Red Bull KTM)conquistar a vitória à geral em Fafe. Apesar de regressar de lesão, o espanhol teve uma prestação impressionante e subiu ao degrau mais alto do pódio, à frente de Zach Pichon (TM MOTO) e de Steve Holcombe (Honda RedMoto).
Após um Super Teste molhado na sexta-feira à noite, que viu uma vitória surpreendente da estrela do SuperEnduro Dominik Olszowy, o clima português melhorou para o primeiro dia completo de corrida no sábado em Fafe. Caracterizado por paisagens impressionantes marcadas por enormes rochas, o GP de Portugal é sempre o favorito dos fãs.
Deixando as suas intenções claras desde o início, Josep Garcia começou a arrasar no Extreme Test de abertura e venceu por mais de dois segundos. Logo atrás dele estava Steve Holcombe, com Andrea Verona (GASGAS Factory Racing) a cinco segundos.
O primeiro Cross Test do dia viu Holcombe liderar a tabela de tempos e assumir a liderança geral, com Verona logo atrás, apenas meio segundo atrás. Zach Pichon, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team, entrou na disputa, terminando em terceiro lugar no teste e entrando na batalha do pódio. Vitorioso no Enduro Test, Garcia reduziu a diferença geral para Holcombe para apenas um segundo após a primeira das três voltas.
Tal como na primeira volta, Garcia liderou o Extreme Test pela segunda vez e recuperou a liderança da geral. Pichon fez uma corrida incrível e terminou em segundo, superando Verona por apenas dois centésimos de segundo. Estabelecendo um ritmo e claramente a jogar com os seus pontos fortes, o atual campeão do Enduro2, Verona, conquistou duas vitórias consecutivas no teste para completar a segunda volta com uma liderança geral de sete segundos.
Com duas voltas completadas, apenas dois segundos separavam Holcombe e Garcia em segundo e terceiro, respetivamente. Pichon ficou a dez segundos. Após uma série de resultados fortes, Antoine Magain, da Sherco Factory Team, viu-se numa batalha renhida pelo quarto lugar com o seu colega de equipa Hamish Macdonald.
A terceira volta foi de Pichon, com o jovem francês a registar o tempo mais rápido em dois dos três testes. Holcombe terminou a corrida do dia com uma vitória no teste final de Enduro, mas não foi suficiente para o britânico garantir a vitória à geral.
Apesar de ainda estar a recuperar de uma lesão e cirurgia recentes, Garcia provou mais uma vez que é ele quem deve ser batido no EnduroGP, conquistando a sua primeira vitória da temporada de 2025 por quase cinco segundos, num dia de corrida incrivelmente renhido.
Graças aos resultados consistentes entre os três primeiros e às suas vitórias nos testes da última volta, Pichon foi premiado com o segundo lugar geral no primeiro dia, ultrapassando Holcombe na disputa pela honra. O britânico foi obrigado a contentar-se com o último lugar do pódio, a apenas três segundos de Pichon.
Apesar de ter registado duas vitórias em testes, Verona falhou o pódio por mais de 10 segundos. O piloto da GASGAS teve uma vantagem confortável sobre o quinto classificado Hamish Macdonald, que terminou o dia pouco menos de um minuto mais lento do que Garcia.
O companheiro de equipa de Macdonald na Sherco, Antoine Magain, ficou em sexto, seguido por Samuele Bernardini, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, em sétimo, e Albin Norrbin, da Fantic Factory Racing Team, em oitavo. A dupla da Triumph Factory Racing Enduro Team, Mikael Persson e Jamie McCanney, terminou em nono e décimo, respetivamente.
“Não parece real! Há um mês, estava no hospital a ser operado à clavícula, por isso só subi para a moto há cinco dias. As minhas expectativas não eram tão elevadas, por isso estou muito satisfeito, e sei que posso fazer ainda melhor, pois ainda cometi muitos erros hoje. Estou ansioso por amanhã, pois estou a sentir-me melhor na moto a cada hora que rodo. Estou muito feliz!”. Disse Josep Garcia, o vencedor do 1º Dia no EnduroGP de Fafe.
Resultados do 1º Dia, EnduroGP Fafe:
1. Josep Garcia (KTM) 54:08.59
2. Zach Pichon (TM MOTO) 54:13.38
3. Steve Holcombe (Honda) 54:16.29
4. Andrea Verona (GASGAS) 54:26.54
5. Hamish Macdonald (Sherco) 55:01.706
6. Antoine Magain (Sherco) 55:15.61
7. Samuele Bernardini (Honda) 55:22.95
8. Albin Norrbin (Fantic) 55:54.76
9. Mikael Persson (Triumph) 55:56.90
10. Jamie McCanney (Triumph) 56:12.44
0 comentários